A sinalização viária do trânsito municipal tem andado ‘ao deus-dará’
Opinião

A sinalização viária do trânsito municipal tem andado ‘ao deus-dará’

A sinalização viária desempenha um papel fundamental na qualidade das estradas e ruas do nosso território, contribuindo para a segurança, fluidez do tráfego na organização do sistema de transporte. Esses objetivos são essenciais para garantir que motoristas, ciclistas e peões possam compartilhar a rede viária de maneira segura e eficiente.

Para entender a importância da sinalização viária, é fundamental observar sua evolução ao longo dos tempos. Terão existido, há muitos séculos, princípios básicos da sinalização viária, mas só no início do século XX, devido ao trágico aumento de acidentes de trânsito, se sentiu a necessidade de implementar regulamentações e sinalização objetivamente mais clara. Daí para a frente, a sinalização viária continuou a evoluir, adaptando-se à crescente modernidade, vindas das tecnologias emergentes. Inequivocamente, ela desempenha um papel fundamental na redução de acidentes, na melhoria da fluidez do tráfego e na promoção da segurança no trânsito em todo o mundo. Sinais de limite de velocidade, placas de parada, semáforos e faixas de pedestres, são exemplos de elementos de sinalização que promovem a segurança nas estradas. A fluidez do tráfego reduz os congestionamentos, economiza tempo e combustível e melhora a qualidade de vida das pessoas

Os principais objetivos da sinalização viária são dirigidos para a Segurança, Fluidez de trânsito, através da Informação e Orientação, elementos da Sinalização Viária, Placas de Trânsito, Semáforos, dispositivos de Controle de Tráfego, Sinalização e Regulamentação e, por último, “marcas no pavimento” designadas por “Sinalização Horizontal”.

Na generalidade dos objetivos acima descritos, podemos considerar que o Município os tem alcançado de forma sofrível. Todavia, quando analisamos o trabalho realizado no nosso concelho pela Câmara Municipal no que respeita à Sinalização Horizontal, deixa muito a desejar. A Sinalização horizontal, são linhas e símbolos pintados nas estradas para orientar os automobilistas no tráfego seguido. Linhas contínuas e descontínuas indicam limites de faixa, enquanto setas direcionais orientam os motoristas nas rotundas e nos cruzamentos. Marca ainda as faixas de segurança para os peões em especial nas zonas de travessia.

Sendo a Sinalização Horizontal, uma obra de execução e simples e de custos reduzidos, tem uma eficácia extraordinária ao indicar ao automobilista onde se localiza o eixo da via e a berma da estrada. Permite ainda conhecer na via em que circula saber onde pode ou não fazer uma ultrapassagem. São imensos os acidentes, devido à falta da indicação do eixo da via e que podiam ser evitados. 

Como peão, ciclista, motociclista e automobilista, não entendo e julgo ser seguido, por muita gente que não percebe a insensibilidade de grande parte dos Autarcas do nosso município para este “abandono ao Deus dará” da sinalização horizontal em especial nas Estradas Municipais!

A segurança é o principal objetivo da sinalização viária. Ela ajuda a prevenir acidentes, reduzir a gravidade de colisões e proteger a vida e a saúde de todos utilizadores das nossas estradas. A sinalização viária também tem o objetivo de manter o tráfego fluindo deforma segura. 

Por último, as Juntas de Freguesia, a Oposição Municipal, deve exigir junto da Câmara Municipal a realização das obras de sinalização horizontal ainda em falta nas vias municipais. É inaceitável que esta necessidade básica de sinalização horizontal, em muitas vias municipais, seja levianamente negligenciada, quando o município faz elevados investimentos em obras faraónicas de utilidade duvidosa. Chama-se a isto, desperdiçar a execução de obras de natureza simples de longe alcance, na segurança de pessoas e bens, a custo quase zero…

Assine agora
António Cardoso

Antonio Cardoso
COLUNISTA
    X