“Retratar a época de velocidade e esgotamento em que vivemos” é o objetivo da exposição ‘A Sociedade do Cansaço’, patente no Museu de Lamas. Constituída por um conjunto de instalações artísticas levadas a cabo pelo ColetivoB_asculhart e por uma seleção de fotografia com trabalhos exclusivos da autoria do fotógrafo João Pádua, a exposição pode ser visitada até ao dia 24 de setembro.
Trata-se de uma organização conjunta do Museu de Lamas com a Basqueiro – Associação Cultural, no âmbito da programação do Festival Basqueiral e da linha iniciada na edição de 2021 através da sua extensão artística, o Basqueirart, “na qual se pretende alargar o espectro de ação à consciencialização e debate de ideias sobre questões incontornáveis do nosso tempo”.
Em nota de imprensa, o Museu de Lamas descreve o fotógrafo João Pádua como “um artista desafiado a cristalizar, com a sua lente, momentos do quotidiano citadino representativos da voracidade da temática desta exposição”.
De salientar que, entre julho e setembro, as visitas noturnas ao museu estão de regresso, entre as 21h30 e as 24h, nos dias 14, 21 e 28 julho; 18, 19 e 25 de agosto; 1, 8, 15, 22 e 23 de setembro.