A ABC – Escola Profissional, que desenvolve ações de formação profissional nas áreas de cuidados de beleza e saúde, há mais de 27 anos, apresenta, mais uma vez, uma proposta diversificada para o ano letivo 2024/25, na sua sede, em Coimbra, e nas várias delegações, nomeadamente Aveiro, Castelo Branco, Chaves, Santa Maria da Feira e Viseu.
Já em setembro, irão iniciar-se várias ações dos cursos de aprendizagem de cabeleireiro/a e de esteticista, permitindo a jovens adultos concluírem o 12.º ano de escolaridade e obter uma certificação profissional de nível 4. Para ter acesso a estes cursos, os candidatos têm de ter o 9. º ano concluído e idade até aos 29 anos.
Paralelamente, a Escola ABC disponibiliza o ‘curso de barbeiro’ e cursos EFA de cabeleireiro/a e de esteticista. Ao nível de “outras formações profissionais” a oferta é diversificada, indo sempre ao encontro das necessidades de mercado e expetativas dos formandos, desenvolvendo ações como unhas de gel, micropigmentação, microblading, threading, entre tantas outras.
No âmbito do PRR tem desenvolvido dezenas de ações, medida ‘Emprego + Digital’, capacitando centenas de formandos na área das novas tecnologias – realidade de extrema importância para o reforço da empregabilidade e melhoria dos resultados do tecido empresarial.
A ABC – Escola Profissional oferece aos seus formandos a possibilidade de participarem no programa Erasmus +, permitindo-lhes conhecer novas realidades, métodos e culturas, o que é, indubitavelmente, uma experiência extremamente enriquecedora em termos profissionais e pessoais, para todos os envolvidos. A primeira mobilidade
ocorreu em março de 2024, tendo os formandos estado em Córdoba – Espanha; a segunda ocorrerá em junho, para Perpignan – França. Até ao final de 2024, ocorrerá, pelo menos, ainda mais um fluxo.
Neste momento, aguarda a aprovação de uma candidatura no âmbito das Formações Modulares Certificadas – modalidade de formação que permitirá uma atualização, reciclagem ou aperfeiçoamento de competências e, em determinados casos, a conclusão do ensino secundário. Ao longo dos seus 27 anos de atividade, a ABC – Escola Profissional já certificou mais de 10.000 formandos em várias saídas profissionais e ações de formação.
Para concluir, salientar que é política da ABC – Escola Profissional a preocupação com a integração profissional dos seus formandos, apoiando-os na procura de emprego ou numa visão mais empreendedora. A taxa de empregabilidade que ostenta ronda os 97%. A sublimidade das suas práticas, o seu rigor e a qualidade
da formação que executa garantem-lhe a distinção com o estatuto PME Líder e Excelência.