Vão decorrer na Academia de Música de Paços de Brandão masterclasses em 13 instrumentos diferentes, entre 10 de abril e 14 de maio.
As masterclasses de violino estarão sob orientação do professor Augusto Trindade, concertino da Orquestra Filarmónica Portuguesa e docente na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, e da professora Ana Sofia Mota, docente no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.
Já os alunos de piano terão oportunidade de estudar com o professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, Pedro Burmester, e com o professor Paulo Oliveira, docente na Academia Nacional Superior de Orquestra. Nos sopros, a primeira fagote solista da Orquestra Filarmonia das Beiras, Cláudia Torres, será a orientadora; enquanto Jorge Silva, docente na Jobra e no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, o orientador em saxofone; o primeiro flauta da Orquestra Metropolitana de Lisboa e docente na ANSO, Nuno Inácio, orientará os flautistas; já o professor da ESART e solista na Göttinger Symphonie Orchester e na ESART, Tiago Coimbra, será o responsável pela classe de oboé. João Ramos, docente na Escola Profissional Artística do Alto Minho e na Academia de Música Costa Cabral assume a masterclass de clarinete e a de trompete estará a cargo do primeiro trompete da Orquestra Sinfónica Portuguesa e docente na Universidade de Aveiro, Jorge Almeida; trombone e tuba fica a cargo do InSlide Trombone Quartet. Ainda nas cordas, em guitarra, os alunos terão oportunidade de estudar com o professor Nuno Cachada dos Conservatórios de Guimarães e Felgueiras e com a professora e violoncelista Inês Coelho do Conservatório S. José da Guarda.
A percussão não é esquecida, ficando a cargo do jovem Pedro Tavares.
“Esta iniciativa conta já com a sua 22.ª edição e é uma mais-valia na formação dos alunos da Academia de Música de Paços de Brandão e alunos externos que ‘acorrem’ à Academia brandoense para aperfeiçoarem os seus conhecimentos musicais”, refere a presidente da direção pedagógica, Alexandra Trindade, em nota de imprensa.