A cidade costeira de Sitia, na ilha de Creta, Grécia, foi palco de uma experiência educacional e cultural, na qual participaram elementos do Agrupamento de Escolas de Canedo.
Os professores coordenadores do programa Erasmus+ Green (Give Respect to Environment – Enjoy the Nature), de Turquia, Espanha, Portugal e Grécia, como país anfitrião, “participaram numa visita que os mergulhou num mar de conhecimento e diversidade cultural”.
A escola 3rd Primary School of Sitia recebeu todos os envolvidos, que realizaram nas instalações um workshop com a utilização de materiais reciclados, nomeadamente pasta de papel. Os participantes envolveram-se ainda na vida da comunidade, através de visitas a locais de interesse cultural, tais como: Toplou Monastary, Kazarma Castale, Casa museu do poeta Vincenzo Cornaro e Museu do Folclore. Numa vertente mais ambiental e económica, visitaram centrais de produção de eletricidade, eólica e termoelétrica e estufas de produção biológica.
“Os professores coordenadores, com todos os participantes, fizeram a reunião de avaliação do projeto, objetivo principal da visita, onde se trocaram pontos de vista, opiniões e se acertaram estratégias para novas participações em comum”, escreve, em jeito de balanço, o AE de Canedo, cujos participantes trouxeram “lições valiosas sobre a importância da colaboração internacional e da compreensão cultural”.