Números históricos na Associação de Futebol de Aveiro. Feirense lidera o top-10
Mais uma vez, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) superou o recorde de inscrições de atletas nas várias modalidades, numa só temporada. O recorde da época transata foi batido, ultrapassando os 16.647 inscritos, quanto a atletas federados de futebol, futsal e futebol de praia, desde a formação aos seniores, do feminino ao masculino.
O presidente da AFA, José Neves Coelho, admite que esta “é uma marca que orgulha imenso” os dirigentes do órgão, lembrando que “superar o recorde do ano passado era um objetivo”.
Em alta neste contributo está o Feirense, liderando o top-10 de praticantes inscritos no órgão federativo, contando com 453 inscrições, mais 77 relativamente à época transata. Importante salientar que, apesar de a grande maioria ser no masculino, o feminino também vai cimentando a sua posição, a contar com 99 inscritas, mais 20 face à temporada anterior.
Os clubes de Santa Maria da Feira continuam a dar um distinto contributo para os números globais, com 386 inscrições do Lusitânia de Lourosa, seguido do Fiães, com 324, e, por fim, o Arrifanense, com 305 inscritos – quanto aos clubes presentes no top-10.
Após uma temporada marcada pela pandemia, sentida em Portugal e no mundo, sendo um dos fatores impactantes quanto ao número de inscritos, este ano mostra-se de recuperação, fazendo jus ao ditado… ‘depois da tempestade vem a bonança’.
“Em hora de balanço, a AFA pode orgulhar-se de dizer que todas as suas competições contribuíram para o engrandecimento do futebol, futsal e futebol de praia aveirenses, mantendo-os ainda, pelo trabalho desenvolvido, como grande referência no panorama nacional, em comparação com as demais associações”, analisa Paulo Araújo, vice-presidente do órgão, em declarações reproduzidas pela AFA TV.
O dirigente assegura que “a AFA continuará a consolidar a sua posição a nível nacional, mantendo a prioridade absoluta de prestar apoio incondicional aos clubes e dar cumprimento absoluto aos seus fins estatutários a bem do futebol, futsal e futebol de praia de Aveiro”.