O Feirense não vence há seis jogos — cinco para o campeonato — e, em caso de derrota na receção ao Tondela, pode mesmo cair em posição de playoff de manutenção, lugar com que terminou a época transata
O início de campeonato do Feirense até foi prometedor, perfazendo oito pontos em cinco jogos, o que dava esperanças aos adeptos fogaceiros de uma época mais tranquila que a anterior. No entanto, seguiram-se seis jogos consecutivos sem vencer — cinco se contabilizarmos apenas a Liga 2 — e o fantasma dos lugares de descida voltaram a reaparecer.
A série negativa começou na Taça de Portugal, em que o Feirense foi eliminado pelo Pêro Pinheiro, do Campeonato de Portugal. Seguiram-se outros cinco jogos sem vencer para o campeonato, fruto de três empates e duas derrotas — a última no terreno do Alverca —, naquela que é, até ao momento, a pior série dos fogaceiros na temporada, e consequente descida ao 13.º lugar da tabela classificativa.
Na próxima jornada, a 11.ª, frente ao líder Tondela, a realizar-se ao final da tarde de sábado, 9 de novembro, no Estádio Marcolino Castro, os pupilos de Vítor Martins jogam não apenas o regresso aos triunfos, como a fuga à queda em lugar que obriga ao playoff de manutenção.
Na partida contra o Alverca, Vítor Martins repetiu o 11 inicial que tinha apresentado na jornada anterior, na receção ao Portimonense, contudo, é previsível que agora, frente ao líder da prova, o técnico dos fogaceiros apresente algumas novidades. Hélder Sá, Jorge Pereira, Petkov e até Tassano e Washinton são alguns dos jogadores em risco de perderem a titularidade. Em sentido contrário, Bruno Silva, Leandro Antunes e Quejada são alguns dos candidatos a iniciarem a partida de início.
No curto histórico de confrontos, de dez duelos, o Tondela leva ligeira vantagem sobre o Feirense, contabilizando quatro vitórias, contra três dos fogaceiros. Registaram-se ainda três empates. Na época passada, o Tondela venceu as duas partidas disputadas contra o Feirense, na Liga 2. No histórico de golos, 12 para o Tondela e nove para o Feirense.