Ciclista da ABTF Betão-Feirense em excelente plano
Vencida pelo mexicano Isaac del Toro, da UAE Team Emirates, a Volta às Astúrias teve três etapas e reuniu alguns nomes que integram a elite do ciclismo mundial, mas Afonso Eulálio intrometeu-se na luta pelos lugares cimeiros, colocando o nome da ABTF Betão-Feirense no top-5.
A UAE Team Emirates fez a dobradinha, com Rafal Majka – que será um dos gregários de Tadej Pogačar no Giro de Itália, a terminar no 2.º lugar, tendo o pódio ficado completo por Eric Antonio Fagundez, da Burgos-BH. Afonso Eulálio foi 5.º classificado, a um minuto e 48 segundos do vencedor Isaac del Toro.
“Foram dias verdadeiramente desafiadores, tanto pelos adversários de alto calibre, quanto pelas condições climáticas, especialmente na 2.ª etapa. Contudo, foi uma experiência incrível competir no meio dos melhores do mundo. Devo um grande agradecimento à equipa, que se dividiu estrategicamente para enfrentar os desafios de frente em solo português e espanhol. Foi uma jornada árdua, mas incrivelmente recompensadora”, referiu Afonso Eulálio.
Já o diretor-desportivo da ABTF Betão-Feirense, considerou a prova “de suma importância“ para a equipa. “Tivemos de tomar decisões difíceis, incluindo a divisão da equipa e a adaptação a desafios imprevistos, como problemas de saúde, o que nos obrigou a estar presentes com um plantel reduzido. No entanto, estou extremamente satisfeito com o desempenho dos ciclistas, portaram-se lindamente. Afonso Eulálio, em particular, brilhou na 1.ª etapa de montanha, mostrando a sua capacidade de competir com os melhores trepadores do mundo. O facto de muitos dos seus melhores resultados ocorreram em provas internacionais é um testemunho do seu talento excecional”, afirmou Joaquim Andrade.