Agenda cultural de Santa Maria da Feira
Cultura

Agosto e setembroAgenda cultural de Santa Maria da Feira

Há propostas em vários pontos do concelho de Santa Maria da Feira, com concertos e animação garantida durante todo o mês de agosto. Ana Malhoa, a dupla Némanus, Ivo Lucas e Nininho Vaz Maia são alguns dos artistas confirmados em festas populares feirenses

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, no coração do centro histórico, é o evento de maior dimensão no território, que se prolonga até 11 de agosto, mas não é o único. Em agosto, os munícipes vão poder usufruir de animação e comes e bebes em várias freguesias do Concelho, que celebram a respetiva tradicional festividade. Já a segunda edição do Festival de Francesinhas em Santa Maria da Feira acontece de 30 de agosto e 8 de setembro.

O evento que celebra o prato portuense, que será confecionado por vários restaurantes, no Parque do Rossio, tem entrada livre e é organizado pela Ahreshistorica – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares do Centro Histórico de Santa Maria da Feira e Vertentinerante, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Em Fiães, na Festa em honra de Nossa Senhora das Neves e S. Domingos, os Expensive Soul, no sábado, são os responsáveis por colocarem o público a dançar, enquanto no domingo é a vez da Banda Remember e DJ Renato C. Conhecido pela interpretação de temas românticos, cancões tradicionais e músicas de cariz popular, o cantor Zé Amaro é o cabeça de cartaz, atuando na segunda-feira, pelas 22h30.

No mesmo fim de semana, em Argoncilhe, realiza-se a Festa Nossa Senhora das Neves, que traz à vila uma das mais conhecidas cantoras e compositoras de música popular portuguesa, Ana Malhoa. ‘Sube la temperatura’, ‘Tá Turbinada’ ou ‘Dame un Besito’ são alguns dos êxitos da cantora, que sobe ao palco na noite de sábado (3 de agosto), pelas 22h30. A dupla portuguesa Némanus, autora de hits como ‘Aiué do roça roça’ e ‘Dançando kizomba’, promete muito ritmo na segunda-feira, pelas 22h45.

Para os amantes de marisco, Mozelos recebe a Festa do Marisco e da Cerveja, com sunsets e concertos a acompanhar, entre os dias 2 e 4 de agosto.

Em Fornos, a Festa em honra da Nossa Senhora da Saúde realiza-se de 13 a 16 de agosto, enquanto a Festa Nossa Senhora da Saúde e Santo António, em S. Paio de Oleiros, está marcada para os dias 15 a 19 de agosto. No dia 15, quinta-feira, com camião palco, atua o grupo Arco Iris e, no dia seguinte, Fusiforme. Sábado, o cabeça de cartaz é Ivo Lucas, cujo espetáculo é sucedido por sessão de fogo de artificio.

Para domingo está agendado um tributo aos U2, por The Fly, encerrando as festividades, na segunda-feira, a cantora portuguesa Rebeca.

No Parque de Santa Maria de Lamas, decorre a XXI Feira de Artesanato e Tasquinhas das Coletividades, entre 15 a 19 de agosto.

Como é apanágio, a Festa em honra de Nossa Senhora da Piedade, em Canedo, realiza-se perto do fim do mês, de 22 a 26 de agosto, e o cartaz inclui vários artistas de renome nacional. Nuno Ribeiro, jovem que se mostrou a Portugal num programa televisivo de talentos e cuja carreira já ecoa pelos vários cantos do país, vai cantar ‘Maria Joana’, uma das canções nomeadas na categoria ‘Melhor Canção’, para a 28.ª edição dos Globos de Ouro da SIC, a partir das 23h de sábado.

Domingo, Virgul, que editou temas como ‘I Need This Girl’ (Platina), ‘Só Eu Sei’ (Platina), ‘Rainha’ (Dupla Platina) e que lançou recentemente ‘Outro Planeta’, tema que combina ritmos africanos, latinos e pop urbana, sobe ao palco às 23h.

A festividade encerra com um dos nomes mais sonantes da música atual portuguesa, Nininho Vaz Maia. É muito provável que brinde o público com os grandes êxitos ‘Bebé’, ‘E Agora’ ou ‘Gosto de Ti’.

Festival das Francesinhas arranca a 30 de agosto

A segunda edição do Festival de Francesinhas em Santa Maria da Feira já tem data marcada. Entre 30 de agosto e 8 de setembro, a especialidade portuense será confecionada por vários restaurantes, no Parque do Rossio.

O evento que celebra o prato originário do Porto tem entrada livre e é organizado pela Ahreshistorica – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares do Centro Histórico de Santa Maria da Feira e Vertentinerante, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X