António Pereira campeão distrital dos 5.000 metros marcha em veteranos
Desporto Modalidades

António Pereira campeão distrital dos 5.000 metros marcha em veteranos

Em representação do Lusitânia de Lourosa

Final de 2023 com (mais) um título para o Lusitânia de Lourosa, clube que este ano celebra o centenário desde a sua fundação, através da secção de atletismo, com António Pereira a sagrar-se campeão distrital dos 5.000 metros marcha, no escalão de veteranos, em estrada.

O agora atleta lusitanista percorrer os cinco quilómetros em 25 minutos e 36 segundos, deixando o 2.º classificado a mais de um minuto de distância. Um triunfo que permitiu ao Lusitânia de Lourosa escalar na classificação coletiva do Campeonato Distrital, acabando no pódio (3.º lugar).

[Lusitânia de Lourosa FC – Atletismo]

Juniores femininos (sub-18) em 2.º no Distrital de Inverno

No último fim de semana do ano transato, a comitiva lusitanista disputou, em Vagos, o Campeonato Distrital de Inverno para o escalão de sub-18, arrecadando o 2.º lugar.

O Lusitânia de Lourosa acabou o ano no pódio graças aos 48 pontos somados por Filipa Fernandes, Inês Alves Reis, Maria Leonor Tavares e Rita Vieira. A quase meia centena de pontos começou a ser construída no salto em comprimento, com Filipa Fernandes e Maria Leonor Tavares a darem a dobradinha ao clube: a primeira saltou 4,77 metros, para ficar com a medalha de ouro, enquanto a segunda chegou aos 4,41 metros, ficando com a de prata. Apesar de ter ficado fora do pódio, Rita Vieira também contribuiu para a classificação coletiva, ao ser 7.ª classificada após saltar 3,56 metros.

Nas eliminatórias dos 60 metros, Rita Vieira terminou a corrida em 9,36 segundos, tempo que não permitiu à lusitanista avançar para a final.

Voltando aos saltos, mais precisamente ao triplo salto, Filipa Fernandes marcou 10,43 metros e voltou a vencer, levando a segunda medalha de ouro para casa. 

No lançamento do peso, Inês Alves Reis arremessou 8,81 metros e não deu hipótese à concorrência, enquanto Maria Leonor Tavares lançou 8,37 metros e conseguiu o bronze. Às portas do pódio ficou Rita Vieira, que marcou 7,79 metros. 

Por fim, nos 60 metros barreiras, Maria Leonor Tavares terminou no 5.º lugar (10,82 segundos).

Na vertente masculina, o clube esteve representado somente por João Salvador Santos e Luís Santos, que conquistaram sete pontos e colocaram o Lusitânia de Lourosa no 13.º lugar da classificação coletiva. 

João Salvador Santos competiu em duas provas: nos 60 metros, que concluiu em 7,98 segundos, não conseguiu passar à final, e no salto em comprimento terminou no 7.º lugar, com um salto de 5,06 metros. Luís Santos competiu no lançamento do peso e por pouco não subiu ao pódio, após arremessar 9,47 metros. 

Meeting António Monteiro

Fora do distrito de Aveiro, Micael Santos e Mariana Santos, irmãos, participaram na 15.ª edição do Meeting António Monteiro, que decorreu em Pombal. Ambos participaram no salto à vara, terminando, os dois, no 6.º lugar: Micael conseguiu 2,95 metros e Mariana 2,35 metros.

Assine agora
Marcelo Brito
JORNALISTA | Curioso assíduo, leitor obsessivo, escritor feroz e editor cuidadoso, um amante do desporto em geral e do futebol em particular.
    X