Em representação do Lusitânia de Lourosa
Final de 2023 com (mais) um título para o Lusitânia de Lourosa, clube que este ano celebra o centenário desde a sua fundação, através da secção de atletismo, com António Pereira a sagrar-se campeão distrital dos 5.000 metros marcha, no escalão de veteranos, em estrada.
O agora atleta lusitanista percorrer os cinco quilómetros em 25 minutos e 36 segundos, deixando o 2.º classificado a mais de um minuto de distância. Um triunfo que permitiu ao Lusitânia de Lourosa escalar na classificação coletiva do Campeonato Distrital, acabando no pódio (3.º lugar).
Juniores femininos (sub-18) em 2.º no Distrital de Inverno
No último fim de semana do ano transato, a comitiva lusitanista disputou, em Vagos, o Campeonato Distrital de Inverno para o escalão de sub-18, arrecadando o 2.º lugar.
O Lusitânia de Lourosa acabou o ano no pódio graças aos 48 pontos somados por Filipa Fernandes, Inês Alves Reis, Maria Leonor Tavares e Rita Vieira. A quase meia centena de pontos começou a ser construída no salto em comprimento, com Filipa Fernandes e Maria Leonor Tavares a darem a dobradinha ao clube: a primeira saltou 4,77 metros, para ficar com a medalha de ouro, enquanto a segunda chegou aos 4,41 metros, ficando com a de prata. Apesar de ter ficado fora do pódio, Rita Vieira também contribuiu para a classificação coletiva, ao ser 7.ª classificada após saltar 3,56 metros.
Nas eliminatórias dos 60 metros, Rita Vieira terminou a corrida em 9,36 segundos, tempo que não permitiu à lusitanista avançar para a final.
Voltando aos saltos, mais precisamente ao triplo salto, Filipa Fernandes marcou 10,43 metros e voltou a vencer, levando a segunda medalha de ouro para casa.
No lançamento do peso, Inês Alves Reis arremessou 8,81 metros e não deu hipótese à concorrência, enquanto Maria Leonor Tavares lançou 8,37 metros e conseguiu o bronze. Às portas do pódio ficou Rita Vieira, que marcou 7,79 metros.
Por fim, nos 60 metros barreiras, Maria Leonor Tavares terminou no 5.º lugar (10,82 segundos).
Na vertente masculina, o clube esteve representado somente por João Salvador Santos e Luís Santos, que conquistaram sete pontos e colocaram o Lusitânia de Lourosa no 13.º lugar da classificação coletiva.
João Salvador Santos competiu em duas provas: nos 60 metros, que concluiu em 7,98 segundos, não conseguiu passar à final, e no salto em comprimento terminou no 7.º lugar, com um salto de 5,06 metros. Luís Santos competiu no lançamento do peso e por pouco não subiu ao pódio, após arremessar 9,47 metros.
Meeting António Monteiro
Fora do distrito de Aveiro, Micael Santos e Mariana Santos, irmãos, participaram na 15.ª edição do Meeting António Monteiro, que decorreu em Pombal. Ambos participaram no salto à vara, terminando, os dois, no 6.º lugar: Micael conseguiu 2,95 metros e Mariana 2,35 metros.