Argoncilhe voltou a dançar ao som do festival ‘Danças do Mundo’
Cultura

Argoncilhe voltou a dançar ao som do festival ‘Danças do Mundo’

Depois de três anos de interregno, devido à pandemia, Argoncilhe recebeu a gala de encerramento do festival de folclore Danças do Mundo, na noite do passado domingo. O Grupo Folclórico das Terras da Feira atuou juntamente com os grupos internacionais que marcaram presença no evento

Durante duas semanas, o Danças do Mundo percorreu várias freguesias de Santa Maria da Feira, assim como concelhos de norte a sul de Portugal, nesta que foi a sua 42.ª edição.

Organizado pela Casa da Gaia, com sede em Argoncilhe, o evento abriu, três anos depois, com uma gala no Parque de Lazer da Pedreira, em Santa Maria da Feira, a 19 de julho, tendo, no dia seguinte, animado o Largo do Eleito Local, em S. Miguel de Souto, e por aí em diante, até ter encerrado na noite de 30 de julho, na Rua S. Martinho, no centro da vila de Argoncilhe.

Ao longo destes dias, grupos oriundos de vários países marcaram presença: Argentina – Ballet Huayra Muyoj; Colômbia – Compañia de Danza IdentificArte y Surrungueo Montañero; Croácia – Folk Ensemble ‘Matija Gubec’; Espanha – Asociacion Grupo de Danzas Adolfo de Castro; Espanha – Coros y Danzas de Ronda; Itália – I Gioppini Di Bergamo; Panamá – Academia Folklorica Jose Corella; e Sérvia – Kud Pkb Korporacije.

Destaque para o grupo anfitrião, o Grupo Folclórico das Terras da Feira, que se fez acompanhar no evento de folclore por três grupos compatriotas: Grupo Folclórico S. Pedro da Raimonda; Grupo Folclórico Campinos e Ceifeiras da Azambuja; e Grupo Folclórico de Nine.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X