Atacar a Liga 3 em 2023/24 para não reviver o que aconteceu há duas temporadas: a despromoção. Lusitânia de Lourosa deu início à temporada com oito permanências, quatro promoções dos sub-19 e 11 reforços
Arrancou a época 2023/24 do Lusitânia de Lourosa, que até então já anunciou oito renovações, quatro promoções dos juniores e 11 caras novas.
Marco Ribeiro, guarda-redes que na época transata fez um jogo na Taça de Portugal e dois no Campeonato de Portugal, renovou. Todos os sete restantes tiveram papéis de (maior) relevo na subida à Liga 3: o defesa-central Lytvyn, o lateral-esquerdo Nandinho, os médios Edgar Abreu e Diogo Rosado, e os avançados Mika Borges, Kalunga e Ivanildo. Os outros que integraram o plantel na temporada transata estão de saída.
Quanto ao reforço do plantel, a estrutura lusitanista promoveu quatro ex-juniores, todos preponderantes na conquista do título de campeão nacional da 2.ª Divisão de sub-19.
Bruno Faria é central e participou em 27 jogos, sendo o mais utilizado, enquanto o seu irmão gémeo, Rui Faria, é goleador: fez 16 golos em 24 partidas, tendo alinhado em quatro da equipa principal. Sobe o extremo Moutinho Correia, que esteve em 25 encontros e anotou cinco tentos, e no meio-campo, o terceiro com mais minutos de todo o plantel, Raúl Baptista.
11 contratações
Quanto a contratações, para a baliza chega José Costa, de 29 anos, formado no Benfica – sagrou-se campeão nacional em todos os escalões – e que em 2022/23 defendeu as cores do Anadia, tendo representado anteriormente Sp. Braga B, Académica, Penafiel, Cova da Piedade e Alverca; e Rafael Flores, de 19 anos, ex-Paredes, formado entre Vilanovense e Boavista.
Reformulação à direita, com a chegada de Cristiano e Miguel Pereira. O primeiro, de 28 anos, proveniente da Camacha, clube que ajudou a manter-se no Campeonato de Portugal, ao alinhar em 27 jogos e ao fazer três golos e oito assistências. O segundo, com 27 anos, ajudou na subida do Lank Vilaverdense à 2.ª Liga, sendo utilizado em 23 partidas.
Para o eixo defensivo, duas caras novas. Marcos Valente, 29 anos, foi formado por Penafiel e FC Porto e como sénior já conquistou duas vezes a 2.ª Liga, com Paços de Ferreira e Estoril. Representou Benfica B, Desp. Aves, Vitória SC, Vilafranquense e Trofense. Com a mesma idade, Sérgio Silva chega do Arema, da Indonésia, sendo escolhido para o melhor 11 do principal campeonato daquele país. Em Portugal, alinhou quase sempre no clube que o formou, a Oliveirense, tendo apenas uma passagem pelo Feirense (2020/21).
Ainda na defesa, Tiago Cerveira, lateral-esquerdo de 30 anos, com passagens por Sporting e Académica durante a formação, fez 20 jogos em 2022/23 pelo Varzim – foi a primeira contratação anunciada.
Seguiu-se Henrique Martins, médio de 25 anos, formado por Coimbrões e Boavista, que como sénior cumpriu empréstimos em Arouca e Leça. Em 2021/22, representou o Felgueiras: alinhou em 25 partidas e ajudou a equipa a alcançar a fase de subida à 2.ª Liga.
O clube também ‘pescou’ no vizinho S. João de Ver, ao contratar Diogo Pereira, médio de 27 anos, que ganhou notoriedade desde que representou o Cesarense, de 2015 a 2019. Seguiram-se Anadia e Académica, até chegar aos malapeiros, que representou nas das últimas época: somou um total de 57 jogos, nove golos e oito assistências.
Na frente, é reforço Nuninho, extremo de 25 anos, formado entre Sporting e Vitória SC. Jogou pela na equipa B dos vimaranenses, tendo representado União de Leiria e Felgueiras, clube que defendeu na temporada transata, com três golos e uma assistência.
Fábio Fortes, ex-Penafiel, é um dos reforços mais sonantes. Já representou Trofense, Mirandela, Vitória SC, Santa Maria, Lusitano de Vildemoinhos, Benfica e Castelo Branco, Penafiel e Arouca. Agora com 31 anos, teve duas experiências no estrangeiro: Hermannstadt (Roménia) e Busaiteen Club (Bahrein).
Correio da Feira sabe que o plantel, atualmente com 23 jogadores, não está fechado. O clube pretende reforçar-se com mais dois jogadores: um médio-defensivo e um extremo, estando a avaliar o mercado na tentativa de aproveitar oportunidades vantajosas, sem ter de abrir os cordões à bolsa de forma desmesurada.
Há mais uma movimentação, mas não de mercado, e prende-se com a marca dos equipamentos – e demais vestuário – do clube. Até então patrocinado pela Nike, o Lourosa vai trocar a gigante norte-americana pela alemã Adidas.
MERCADO
Entradas
José Costa (Anadia)
Rafael Flores (Paredes)
Cristiano Gomes (Camacha)
Miguel Pereira (Lank Vilaverdense)
Sérgio Silva (Arema, Indonésia)
Marcos Valente (Trofense)
Bruno Faria (Lourosa Sub-19)
Tiago Cerveira (Varzim)
Henrique Martins (Felgueiras)
Diogo Pereira (S. João de Ver)
Raúl Baptista (Lourosa Sub-19)
Nuninho (Felgueiras)
Moutinho Correia (Lourosa Sub-19)
Rui Faria (Lourosa Sub-19)
Fábio Fortes (Penafiel)
Saídas
David Silva (Atlético)
Otero (Leça)
Guilherme (Lusitano de Évora)
Rafael Tavares (S. João de Ver)
Edú Silva (Gondomar)
Ricardo Galli
Telmo
Rubinho
Daniel Rodriguez
Vini
Mika
Murilo
Didi
Gustavo
João Couto
Joel Marques
Miguel Lopes
Permanências
Marco Ribeiro
Lytvyn
Nandinho
Edgar Abreu
Diogo Rosado
Ivanildo
Kalunga
Mika Borges
Agenda
(12/07; 10h30) vs. Famalicão Sub-23 (F)
(15/07; 10h30) vs. Canelas (F)
(19/07; 10h30) vs. Leixões (C)
(22/07; 10h30) vs. Académica (F)
(22/07; 17h00) vs. Montalegre (C)
(26/07; 10h30) vs. Oliveirense (F)
(29/07; 18h00) 5.ª JMO Cup (C)
Equipa Técnica
Treinador: Jorge Pinto
Adjuntos: Sérgio Vasconcelos e Álvaro Costa
Treinador de GR: João Sousa
Preparador Físico: Maurício Santos
Analista: Tiago Pinto
Médico: João Santos
Fisioterapeutas: Pedro Castro, João Batista e João Pais
Nutricionista: Nuno Guimarães