Prosseguindo o seu ciclo de programação regular, o Imaginarius Centro de Criação (ICC), em Santa Maria da Feira, apresenta até ao final de novembro, residências artísticas, nacionais e internacionais, ensaios abertos, workshops, oficinas, um espetáculo, uma conversa temática e uma conversa concerto, iniciativas abertas à participação de diferentes públicos
Ainda em setembro, no dia 20, o coreógrafo canadiano Julian Nichols protagoniza um workshop dirigido especialmente a mulheres com gosto pela dança ou com background na área da dança e movimento. Imprimindo a sua paixão pelo ballet e pela dança contemporânea, Julian Nichols reúne, neste workshop, histórias e pontos de vista autênticos com exercícios de movimento e discussões em grupo.
‘O Tamanho das Coisas’ é abordado em diferentes formativos e perspetivas — oficina de escrita, oficina de criação teatral e espetáculo — durante o mês de outubro no ICC.
A 4 de outubro, entre as 18h e as 22h30, profissionais, estudantes ou interessados em artes cénicas e literatura iniciam, numa oficina de escrita, uma viagem pelos bastidores da criação teatral, sendo convidados a escrever o final da nova criação ‘O Tamanho das Coisas’. Alex Cassal, encenador, dramaturgo e ator, chega a Santa Maria da Feira do Brasil. Os seus trabalhos exploram a relação com o outro e o desvendar dos mecanismos cénicos na criação de espaços de encontro. México, Argentina, Chile, Noruega, Bélgica, Espanha, França ou Japão são alguns dos países onde apresentou as suas criações.
A oficina de criação teatral está agendada para os dias 7, 8 e 9 de outubro, entre as 18h e as 21h30 e vai ser dinamizada por Marco Paiva. Esta oficina pretende desenhar o território, analisá-lo, olhar para fora dele e regressar para o fazer crescer.
O espetáculo ‘O Tamanho das Coisas’, acontece a 12 de outubro, às 21h e destina-se a públicos de todas as idades. Paulo Azevedo, ator e palestrante, procura dar resposta neste espetáculo à pergunta ‘será que devo continuar?’. Numa comparação entre o corpo do ator e a escala avassaladora do que o rodeia, analisa em conjunto com o espetador várias outras questões: poderão todas as coisas medir a sua importância pela sua escala de tamanho? Será que nos vemos como gigantes?
‘Diversidade e Inclusão: perguntas para nós próprios’ é o tema da conversa marcada para o dia 8 de novembro, dirigida especialmente a técnicos municipais, programadores e agentes culturais, gestores de espaços e projetos culturais, artistas, profissionais de comunicação e mediação. Ao longo do dia, serão explorados e compreendidos os conceitos de diversidade e inclusão, por Maria Vlachou, consultora em Gestão e Comunicação Cultural, membro fundador e diretora executiva da associação Acesso Cultura.
A conversa concerto agendada para o dia 16 de novembro, às 18h, é dedicada às Práticas de Improvisação Musical: Tradição e Perspetivas. Aleksandar Caric, maestro da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, e os seus convidados protagonizam este “miniconcerto”.
A programação do ICC deste ano termina no dia 22 de novembro, com um ensaio aberto do LaB InDança, ‘A Pessoa como Elemento de Criação’, resultado da residência de Gabriela Martín que explora a criação cénica a partir das contribuições estéticas e corporais de cada pessoa.
O ICC, enquanto lugar de criação, continua a envolver agentes, produtores, criadores e intérpretes, individuais e coletivos, estudantes, profissionais e amadores, do concelho de Santa Maria da Feira e do mundo, em diferentes áreas artísticas, privilegiando os cruzamentos disciplinares.
As inscrições e a programação do Imaginarius Centro de Criação estão disponíveis em www.imaginarius.pt.