O Agrupamento de Escolas de Argoncilhe lançou o ‘Dia Aberto à Comunidade’ e a Escola Básica de Arraial decidiu convidar associações e espaços da freguesia para se juntarem à iniciativa.
No âmbito do projeto ‘À descoberta da Cultura e Tradições em Sanguedo’, várias associações vão marcar presença no estabelecimento de ensino – a convite do mesmo –, nos próximos dias 4 e 5 de abril, para darem-se a conhecer aos estudantes. “Convidámos todas as associações de Sanguedo para participarem numa exposição, com algo que os representasse, e nos próximos dois dias teremos elementos de algumas dessas associações presentes na escola, para conversarem com os alunos e explicarem-lhes o que fazem”, explica a coordenadora Fernanda Sousa.
A Cruz Vermelha de Sanguedo, a Juventude de Sanguedo, a Associação Desportiva e Cultural de Sanguedo e a AMICIS – Associação de Amigos por uma Comunidade Inclusiva são algumas das associações. “A Cruz Vermelha vai explicar-lhes algumas técnicas de socorrismo, a Juventude de Sanguedo vai falar sobre os carros de rolamentos e a AMICIS sobre a inclusão”, adianta.
“Aproximar as associações à escola” é o propósito da iniciativa, cujos elementos envolvidos acreditam que desta forma a mensagem será transmitida “mais facilmente” aos estudantes. “Ficam a conhecer as associações e seu trabalho, além de os despertar para a questão do voluntariado. O clube de futebol estará na escola e os miúdos podem ser cativados para a prática”.