A Banda Marcial do Vale conquistou o primeiro prémio na primeira secção da mais prestigiada competição do movimento filarmónico, o Certamen Internacional de Bandas de Música ‘Ciudad de València’, com 351 pontos.
Foi com a interpretação do ‘Pasodoble Miguel Perez Ricarte’, de Manuel Morales Martinez, e da obra livre Sinfonia de Zhou Tian, sob a batuta do maestro Bruno Azevedo, que a banda “conseguiu o feito de ser a segunda banda portuguesa a alcançar este prémio, levando o nome da freguesia do Vale e de Portugal além-fronteiras”.
“A Banda Marcial do Vale, com 111 anos de história, tem vindo a desenvolver um percurso de resiliência e determinação. Um caminho marcado pelo trabalho árduo dos seus músicos, maestro e direção, onde, por vezes, faltam os apoios necessários à ambição que possuem”, refere, em nota de imprensa, o presidente da direção da Banda Marcial do Vale, Nuno Costa.
O prémio arrecadado “é o reconhecimento do investimento na formação dos jovens, consistência e esforço”. O projeto está sustentado na escola de música da banda, que conta com um corpo docente especializado, e na banda juvenil, que faz a transição entre a fase académica e a banda principal. “Trata-se de um projeto de médio e longo prazo que serve a comunidade e que pretende ser uma referência no meio envolvente”, sublinha Nuno Costa.