O Bloco de Esquerda elaborou 20 propostas para o Plano e Orçamento da Junta de Freguesia de Fiães, com o objetivo de “reforçar a qualidade de vida da população”.
Em nota de imprensa, o partido político começa pela necessidade da Junta de Freguesia reivindicar, junto da Câmara Municipal, “a construção de habitação a custos controlados em Fiães”, assim como colaboração para a reabertura do ‘Espaço Net’, de modo a que a população possa ter “momentos de estudo, pesquisa, lazer e convívio”.
“Criar espaços de lazer e infantis adaptados para toda a população da freguesia; mais e melhor limpeza das valetas e bermas das estradas; arborização das ruas; criação de um parque arborizado, dotado de bancos, na zona da antiga ‘casa do canastro’, Largo de S. Domingos; criação de hortas comunitárias; eliminação de todas as barreiras arquitetónicas presentes em todos espaços públicos; e promoção da criação de abrigos em todos os pontos de paragem de autocarros de transporte público” são outras das propostas elencadas.
O Bloco de Esquerda de Fiães também pretende, entre outras medidas, resolver, em conjunto com a população e comerciantes, “os constrangimentos criados durante a recente intervenção no centro da freguesia”, criar um programa de comparticipação de medicamentos para pessoas em extrema vulnerabilidade e um gabinete de Apoio ao Cidadão e que haja uma “requalificação adequada às demais necessidades do Pavilhão da Casa do Povo”.