Bloco de Esquerda apresenta 30 propostas para Plano de Atividades e Orçamento de Fiães
Política

Bloco de Esquerda apresenta 30 propostas para Plano de Atividades e Orçamento de Fiães

O Bloco de Esquerda de Fiães apresentou 30 propostas para o Plano de Atividades e Orçamento de 2025 da cidade. Destas 30, o partido indica que umas são novas, outras bandeiras antigas, outras coincidem com medidas defendidas por grupos políticos e associações, e outras foram apresentadas ao Bloco por fianenses

O Bloco de Esquerda de Fiães, liderado pelo eleito Eduardo Couto, tem como prioridade para o próximo Plano de Atividades e Orçamento“combater ativamente a redução da população, atraindo jovens e oferecendo qualidade de vida para quem vive” na cidade.

Para isso, a primeira proposta do partido é “exigir junto da Câmara Municipal a construção de habitação a custos controlados em Fiães, de modo a que o processo de construção (projeto, etc.) comece até ao fim do atual mandato”. Seguem-se propostas como a “reabertura de um espaço semelhante ao antigo ‘Espaço Net’; a criação de espaços de lazer e infantis; limpeza das valetas e bermas das estradas da freguesia; a criação de abrigos em todos os pontos de paragem de autocarros de transporte público na freguesia; eliminar gradualmente as barreiras arquitetónicas presentes em todos os espaços públicos da freguesia; criar um programa de comparticipação de medicamentos para pessoas em extrema vulnerabilidade; melhorar as acessibilidades no acesso ao cemitério para pessoas com mobilidade reduzida; e requalificar profundamente o pavilhão da Casa do Povo de acordo com as necessidades atuais e prementes”.

Convicto de que é necessária “uma nova perspetiva, uma nova relação de forças na cidade”, o eleito Eduardo Couto acrescenta que é essencial “colaborar ativamente na celeridade e exigência do processo de construção da nova Unidade de Saúde Familiar de Fiães”, “continuar a exigir e materializar a criação de uma casa de banho pública nos Passadiços do Rio Uíma”, “criar um Gabinete de Apoio ao Cidadão”; e “atribuir um cabaz a cada bebé nascido em Fiães”.

O comunicado de imprensa do Bloco de Esquerda de Fiães termina a declarar que este será o “último Orçamento e Plano de Atividades que terá o cunho de António Valdemar Ribeiro, que ao que tudo indica ficará na história como o presidente das promessas por cumprir”.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X