No período antecessor à Ordem do Dia, Márcio Correia referiu que verificou, na sequência das obras que decorrem na envolvente às Termas de S. Jorge, a existência “de um conjunto de pedras a violar as normas de segurança, tanto do ponto de vista pedestre como da circulação de veículos”. O socialista apelou a uma “intervenção rápida, célere e eficaz” por parte da Câmara Municipal. Em resposta, Emídio Sousa disse que ia “pedir ao vereador [das Obras Públicas] para verificar a situação”.
Foi aprovada a aquisição de uma parcela de terreno, no lugar de Passal, em Escapães, adjacente ao cemitério da freguesia, com vista a uma futura ampliação do espaço.
O Município estabeleceu um protocolo de parceria com o Basqueiro – Associação Cultural, que resultará num apoio anual de 25 mil euros nos próximos três anos. A associação de Santa Maria de Lamas, que promove eventos na área da cultura e animação, irá “colocar ao serviço do Município contrapartidas, entre elas ser responsável por selecionar duas atividades de programação durante o ano, com enfoque na música e cultura urbana”, de acordo com o vereador com a pasta da Cultura, Gil Ferreira.