Devido à tolerância de ponto para o dia 10 de abril, a próxima reunião de Câmara acontece no dia seguinte, 11 de abril, ou seja, a uma terça-feira, ao contrário do habitual (segundas-feiras).
Foi aprovado por unanimidade, com texto conjunto do executivo PSD e oposição PS, um voto de pesar pelo falecimento de Etelvina Araújo, anterior diretora da Biblioteca Municipal e que exercia, até aqui, funções de diretora do departamento da Cultura, Educação, Juventude e Turismo do município de Santa Maria da Feira.
A antiga Pensão Avenida está em obras de contenção das fachadas, por exigência da Câmara, que têm um prazo de execução até meados de abril, adiantou a vereadora do Urbanismo, Ana Ozório. O executivo “tentou comprar [a mesma], com uma proposta significativa, mas a proprietária não tem intenção de vender”. “A proprietária entrou com um processo para a reabilitação da Pensão Avenida, que está, neste momento, dependente do parecer da APA [Agência Portuguesa do Ambiente], uma vez que passa o rio [Cáster] na parte de trás do edifício”, esclareceu, ainda, Ana Ozório.
No âmbito da transferência de competências no domínio da Ação Social, que a Câmara assumirá a 3 de abril, o Município apoiará a 100% as entidades que até aqui colaboravam com a Segurança Social (e aceitaram continuar o protocolo), garantindo, segundo Emídio Sousa, um valor acima do anterior (disponibilizado pela segurança Social), com um custo de mais de cerca de 100 mil euros para os cofres camarários.
A Câmara deliberou, por unanimidade aprovar a abertura das candidaturas ao Programa de Incentivo Juvenil (duas medidas, no valor global de 35 mil euros) e ao Programa de Apoio à Cultura (medidas 2.2 e 3, com valor global de 200 mil euros).
O Relâmpago União Futebol Clube Nogueirense terá um apoio, aprovado por unanimidade, de 4.489,50€ para obras de requalificação das suas instalações desportivas.