BTL 2023: De Portugal para o Mundo
Opinião

BTL 2023: De Portugal para o Mundo

O mês de março abriu de forma promissora, com a 33ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, localizado na capital portuguesa, entre os dias 1 e 5 de março. Esta edição foi palco de discussão de temas centrais e transversais no setor do Turismo, nomeadamente a questão dos Recursos Humanos, a Sustentabilidade, a Inovação, a evolução da oferta e procura turística, o turismo cultural e o turismo LGBTI+.

A BTL, ao longo dos anos, tem-se afirmado como uma oportunidade para os profissionais e empresas de turismo promoverem os seus negócios, para além de que ao contar com espaços vocacionados para diferentes fins de exposição e abordagens, confere uma grande versatilidade de vantagens da presença no evento, sendo uma oportunidade para a obtenção de novos conhecimentos, contactos e trocas de ideias. Começando pela BTL CULTURAL, esta é uma área dedicada à promoção dos agentes culturais enquanto promotores do turismo, sendo um espaço de discussão e reflexão dos desafios do turismo. A BTL LAB é um palco dedicado ao debate e troca de experiências sobre a inovação na indústria do turismo, assim como dos desafios e tendências tecnológicas em diferentes setores do mercado. Numa vertente mais premium, a BTL VILLAGE é dedicada ao networking entre empresas parceiras, grupos hoteleiros, organizadores de eventos, entre outras. Já no Auditório Principal, decorrem grandes conferências sobre temáticas transversais e relevantes para o turismo.

 Com o crescimento do turismo experiencial, onde as experiências têm cada vez mais importância para os consumidores, a BTL apresenta dois espaços: a BTL ENOTURISMO, onde os principais atores da Oferta Enoturística Nacional dão a conhecer a sua atividade, produtos e serviços, junto de compradores profissionais nacionais e internacionais, e público em geral; e a BTL FESTIVALS, onde são promovidos e apresentados os promotores e festivais nacionais e internacionais. Atenta às mudanças e às novas práticas do turismo, a par com a valorização dos direitos humanos, a BTLinaugurou uma nova área nesta edição: a BTL LGBTI+. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBTI+ representa 10% do volume do turismo mundial, sendo responsável por 15% da faturação no setor. A BTL apresenta esta área como forma de posicionar marcas e de dar a conhecer outros negócios e empresas, dando oportunidade às empresas de reestruturar a sua oferta, tendo em mente o crescimento deste segmento em Portugal.

 Numa análise ao desenrolar desta edição, Dália Palma, gestora da BTL, explicou que “os resultados obtidos foram extraordinários. O Sector o Turismo está de parabéns! Uma vez mais, a indústria do sorriso demonstrou a sua capacidade e ambição de fazer deste, o sector da economia portuguesa que mais contribui para as exportações de serviços. Os nossos parceiros cumpriram as suas metas, criaram contactos, apresentaram ofertas, mas acima de tudo houve tempo para o diálogo e discussão de ideias”. Dália Palma refere ainda que o sucesso desta edição teve por base a capacidade de inovar, com o surgimento de novas áreas e conteúdos, tendo sido feita uma grande aposta na internacionalização: “Se temos a ambição de posicionar a BTL cada vez mais como o grande Marketplace de negócios do turismo, é fundamental estarmos atentos à evolução do sector, às novas propostas, às novas tendências e às novas dinâmicas do mercado”. Como se já havia verificado em edições anteriores, o programa Hosted Buyers, dedicado à promoção da realização de negócios B2B (Business-to-Business), desempenhou um papel fundamental, tendo reforçado a qualidade e a representatividade dos vários segmentos do setor do turismo.

A título de curiosidade, e como forma de reforçar o sucesso da 33ª edição da BTL, esta contou com mais de 1400 expositores que ocuparam a totalidade do recinto, numa área de 45.000 m2, estando presentes 75 destinos internacionais, estabelecendo um número recorde. No que toca aos visitantes, a edição deste ano contou com mais de 63.000, traduzindo-se num crescimento dos visitantes profissionais de 26% e do público em quase 60%. Dito isto, se pudesse resumir a edição de 2023 da BTL numa só palavra, escolheria: ÊXITO. Fica a questão: o que trará a BTL para 2024?

Assine agora
Gustavo Tavares Pé D'Arca
COLUNISTA
    X