A Avenida do Monumento, que liga S. João de Ver a Santa Maria da Feira, vai ter um novo limite de velocidade máxima de 50 km/h, para melhorar as condições de segurança
O limite de velocidade máxima na Avenida do Monumento é atualmente de 70 km/h. Porém, será imposto um novo limite de 50. A decisão foi aprovada em reunião de Câmara, fruto do “grande movimento de pessoas”.
“A avenida é muito rápida, sobretudo para quem desce. Tem tido um aumento de empresas e consequentemente de trabalhadores, principalmente desde que a [empresa que produz para a] Louis Vuitton se instalou”, explicou a proposta o presidente da Autarquia, lembrando o atropelamento rodoviário que aconteceu, no início deste mês de outubro, no local.
A proposta entroncou com o referido anteriormente por Márcio Correia, que solicitou à Câmara Municipal, antes da ordem do Dia, que “verificasse algumas situações no respeitante à redução dos limites de velocidade”, incluindo a Avenida do Monumento, mas não só. “Peço que estudem a hipótese também para outras ruas, nas quais temos recebido reclamações por excesso de velocidade. Em Sanguedo, na Rua Principal, os excessos de velocidade são evidentes; na Rua Central, junto à EB 2/3 de Canedo, também há excessos de velocidade que podem colocar em causa a segurança dos alunos; na freguesia de Lamas, na Rua Padre Zé e Rua do Bairro da Mata; em Arrifana, na Rua Afonso Albuquerque; e na Avenida Francisco Sá Carneiro, em Santa Maria da Feira”, referiu, sugerindo a adoção de lombas para tentar travar quem abusa da velocidades.
Em resposta, Emídio Sousa não se mostrou “favorável à colocação de lombas, por estragarem os carros”, defendendo antes “uma elevação, como na Rua 1.º de Maio”. No entanto, garantiu que ia deixar “os técnicos avaliarem”.