Estão abertas as candidaturas para a categoria de ilustração da 10.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, cujo prémio total é de 50 mil euros (valor repartido igualmente pelos dois vencedores, autor e ilustrador).Os ilustradores podem inscrever-se até 29 de junho
A principal missão do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é a promoção da literatura infantil e a descoberta de novos talentos na área da escrita e ilustração. Após a fase de texto, estão a decorrer até 29 de junho as inscrições para a candidatura à fase de ilustração.
“Esta iniciativa tem ainda o objetivo de incentivar o gosto dos mais novos pela leitura e democratizar o acesso aos livros, mediante o desenvolvimento de conteúdos acessíveis e de qualidade”, refere o Pingo Doce, em nota de imprensa. Lançada em 2014, já revelou 19 novos talentos nas áreas da literatura e do design gráfico e ilustração, que se traduziram “em nove obras e mais de 156 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil”.
“Esta é uma oportunidade única para novos autores e ilustradores saírem do anonimato e conseguirem publicar, pela primeira vez, os seus trabalhos. Ao mesmo tempo, conseguimos oferecer ao nosso público uma obra de qualidade e a preços acessíveis, contribuindo assim para a democratização da literatura. Esta é a nossa forma de desempenharmos o nosso papel para uma sociedade mais informada, mais criativa e com maior espírito crítico”, afirma a diretora do desenvolvimento sustentável e impacto local do Pingo Doce, Filipa Pimentel.
As ilustrações a concurso serão avaliadas por um painel de jurados, constituído por Marta Madureira, André Carrilho, Bernardo Carvalho e Eduardo Côrte-Real e Sara Miranda, em representação do Grupo Jerónimo Martins.
As candidaturas podem ser realizadas através do site da iniciativa: https://www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/. O regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas em www.pingodoce.pt/premio-de-literatura-infantil/.
O Pingo Doce refere ainda que a promoção da literacia infantil insere-se num dos eixos de Responsabilidade Social do grupo, “que há mais de uma década desenvolve conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 490 títulos exclusivos lançados e mais de dois milhões de livros entregues às famílias portuguesas”.