Está a decorrer o período de candidaturas ao projeto de voluntariado da Viagem Medieval, aberto a todos os interessados a partir dos 16 anos, até 28 de maio. A organização privilegia a um “perfil dinâmico, disponível, motivado e comprometido”
Nesta edição, são nove as áreas de intervenção dos voluntários: apoio à caracterização, loja oficial, rigor histórico, apoio aos espetáculos, trânsito e parques, bilheteiras, controlo de acessos, áreas temáticas e apoio ao visitante.
Segundo a organização, os candidatos selecionados recebem um ‘kit voluntário’, que inclui, entre outras ofertas, duas pulseiras de acesso ao evento, seguro de acidentes pessoais, formação, acesso a alimentação sempre que se justifique e certificado de participação. Recebem ainda uma compensação pecuniária de três euros por cada hora efetiva de voluntariado, destinada a apoiar despesas associadas a esta participação.
Para muitos aficionados pela Viagem Medieval, o voluntariado “é uma oportunidade única de fazerem parte de um evento de referência, com um histórico de experiência que acrescenta valor ao seu percurso pessoal e profissional, seja pela diversidade de áreas de intervenção, seja pela participação efetiva na construção de cada edição, que se traduzem em capacitação, valorização do trabalho em equipa, companheirismo e vivências memoráveis”.
O formulário de inscrição encontra-se disponível em www.viagemmedieval.com ou diretamente em https://bit.ly/vm-voluntariado-2023. Para mais informações e esclarecimentos, os interessados devem contactar através do telemóvel 927245451 ou email voluntariado@viagemmedieval.com.
“Os voluntários são os primeiros rostos da Viagem Medieval, pois ocupam a primeira linha no contacto com o público, mas têm vindo a conquistar um papel de relevo noutras áreas de atuação menos visíveis aos visitantes, mas igualmente relevantes e enriquecedoras do ponto de vista da capacitação e construção do evento”, escreve a Autarquia.
“Ser voluntário na Viagem Medieval é fazer parte, ser equipa, participar na construção de algo maior. Cada vivência traduz-se em experiência, crescimento, aprendizagem individual e coletiva. Cada memória reforça a identidade e pertença a um projeto de dimensão internacional, que é património de Santa Maria da Feira e de Portugal”, lê-se no formulário de inscrição.
Brevemente, serão lançadas candidaturas específicas para guerreiros e figurantes para participação em espetáculos.
Recorde-se que a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria realiza-se de 2 a 13 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira, e vai centrar-se em episódios que marcaram o reinado de D. João I, o Mestre de Avis.