A Área Metropolitana do Porto vai iniciar um périplo de discussões públicas pelos 17 municípios que a integram para debater a versão zero da Carta Metropolitana para a Cultura. Em Santa Maria da Feira a sessão está já agendada para o dia 9 de março
A Área Metropolitana do Porto e os municípios que a integram (Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia) convidam a comunidade para o debate público da versão zero da Carta Metropolitana para a Cultura.
O período de discussão envolverá um conjunto de sessões de discussão pública, a realizar em cada um dos municípios, com o objetivo de gerar e aprofundar a discussão à volta da Carta, que pretende ser “o principal instrumento de elaboração, execução e análise das políticas culturais da Área Metropolitana do Porto, preconizando uma forma de estar, de pensar, de fazer e de orientar Cultura assente num conjunto de princípios e áreas prioritárias de atuação partilhados por todos os seus subscritores”, de acordo com a Autarquia.
A versão zero é o resultado de um esforço de consulta e diálogo iniciado em maio de 2022 com os municípios, os agentes culturais, a academia e a comunidade, e que se pretende aberto, participado e contínuo. Assim sendo, nas sessões de discussão pública da Carta Metropolitana para a Cultura podem participar agentes culturais e diferentes públicos interessados, sendo apenas necessária a inscrição prévia em formulário online, até cinco dias antes da data da sessão.
Após a inscrição, via formulário, os participantes receberão por e-mail, confirmação da data, hora e local de cada sessão. Em Santa Maria da Feira a sessão está já agendada para o dia 9 de março, pelas 21h.
As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/3vZpnHv.