A Casa dos Choupos abre as suas portas entre os dias 3 e 7 de junho para uma semana de trocas e partilhas com a comunidade de Santa Maria da Feira. Oficinas, conversas, projeção de documentários, exposições e visitas guiadas estão entre as atividades previstas
Com direção artística de Hugo Cruz, criador, investigador e programador cultural, ‘Artes da Casa’ – Transformarte é uma ação do programa Chão Fértil que propõe uma ampla e abrangente reflexão na área da promoção da saúde mental, desafiando a experimentação e o sentir de um espaço “que pretende ser ‘casa’ para todas as pessoas”.
“A arte não é um acontecimento extraordinário, faz parte dos nossos dias, do nosso quotidiano, e por isso nos conduz à esperança, à possibilidade de nos reinventarmos e relacionarmos com o mundo, com as pessoas e com a natureza”, refere Hugo Cruz.
Abrangendo diversas áreas de intervenção da Casa dos Choupos, desta programação destaca-se a sessão de conversa ‘As empresas visitam a casa…’, sobre formas alternativas de empregabilidade, moderada por Joana Mouta, do município de Santa Maria da Feira; e a conversa com o criador Hugo Cruz sobre o programa Chão Fértil como palco para a criação de outros espaços de experimentação artística e sobre o desafio da prescrição social e cultural, lançando assim a primeira semente para um projeto piloto neste território, que será anunciado.
Para Inês Pinho, coordenadora geral do Chão Fértil, “’Artes da Casa’ é um programa co construído por todos os que habitam diariamente a Casa dos Choupos, no âmbito do programa Chão Fértil, de capacitação de pessoas com diversidade funcional que gera sinergias entre a área social, a saúde e as práticas artísticas comunitárias”.
Durante a semana, entre as 9h e as 19, vão realizar-se diversas oficinas: Despertar, Yoga, Cerâmica, Movimento e Experimentação, Auto-Retrato, Capoeira e uma sessão da Horta para a Cozinha, sobre como cozinhar de forma prática, saudável e acessível. A entrada é gratuita.
Chão Fértil é um programa que assenta numa lógica participativa, de proximidade e cooperação entre os serviços sociais e de saúde do Município e a Casa dos Choupos, constituindo-se como um ativador de sinergias para o empoderamento de pessoas com diversidade funcional (experiência de doença mental e/ou deficiência), em contextos sociais de carência e vulnerabilidade social. Privilegiando os contextos experimentais, à medida de cada participante, Chão Fértil envolve dispositivos comunitários, criativos e artísticos.
O Transformarte é uma ação do programa Chão Fértil operacionalizado pela Casa dos Choupos que integra o plano TEAR – Tempo de Envolvimento e Ação em Rede, promovido pelo Município de Santa Maria da Feira, enquadrado no Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal. É executada em estreita parceria com a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga. “A arte tem um papel muito relevante no ato do cuidar e a experiência deste território ao longo dos anos tem destacado este potencial transformador. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira continuará a abraçar estas experiências e projetos que proporcionam um maior bem-estar às suas comunidades”, acrescenta.