No dia em que o Papa Francisco completou 87 anos, a 17 de dezembro, o município de Santa Maria da Feira lançou o catálogo da exposição ‘800 anos. 800 presépios – A inspiração de S. Francisco de Assis’, que inclui uma dedicatória ao chefe da Igreja Católica e a transcrição da ‘Carta Apostólica Admirabile Signum’, da sua autoria
Com 248 páginas que contextualizam e sintetizam a exposição, esta publicação prolonga no tempo e no espaço uma seleção de cerca de 300 dos 800 presépios que compõem esta mostra temporária, que pode ser apreciada no Museu Convento dos Loios, Igreja da Misericórdia da Feira e Museu do Papel Terras de Santa Maria, até 7 de janeiro.
Apresentado no auditório da Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira pelo padre passionista César Costa, comissário da exposição, o catálogo da exposição é também uma homenagem ao legado de S. Francisco de Assis e do Papa Francisco, “unidos por um contínuo clamor pela paz e união entre os povos, expresso na unidade e diversidade da exposição”, que reúne 800 presépios representativos de todo o mundo, espólio de colecionadores feirenses e aficionados pelas diferentes abordagens à representação figurada do nascimento de Jesus.
“Ao Papa Francisco, no dia do seu 87.º aniversário natalício, cujo nome escolhido no início do seu pontificado, em 2013, recorda e evoca S. Francisco de Assis” é a dedicatória que consta na abertura da publicação, que inclui ainda a transcrição da ‘Carta Apostólica Admirabile Signum’ do Papa Francisco sobre o significado e valor do presépio.
“Com esta carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças… Trata-se verdadeiramente dum exercício de imaginação criativa que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza”, lê-se na carta da autoria do Santo Padre.
A riqueza e a diversidade dos 800 presépios em exposição nos três espaços expositivos do território permitem aos visitantes redescobrir a centralidade e a grandeza do presépio na vivência do Natal.
Recorde-se que, no início de outubro, o município de Santa Maria da Feira lançou o convite à comunidade para fazer parte desta mostra temporária, que assinala os 800 anos da primeira representação figurada do presépio feita por Francisco de Assis, e a adesão superou as expectativas. “Santa Maria da Feira tem uma comunidade singular, feita de gente inquieta, que adere de forma pouco comum, que se envolve de forma contagiante, que faz acontecer coisas bonitas e impactantes, como a exposição ‘800 anos, 800 presépios – A inspiração de S. Francisco de Assis’, marca distintiva da programação de Natal em 2023”, referiu o presidente da Câmara, Emídio Sousa, no catálogo desta mostra temporária.
O edil deixou ainda “uma palavra de agradecimento e reconhecimento ao comissário da exposição, padre César Costa, e a todos o que, de forma incondicional, tornaram possível esta verdadeira odisseia de reunir, selecionar, organizar, catalogar e partilhar um espólio vasto e riquíssimo em torno da representação da natividade de Jesus no mundo.”
Para o comissário da exposição, idealizar e ver nascer esta exposição foi “uma autêntica aprendizagem e um verdadeiro inculturar-me no presépio e no que ele representa para tantos e agora ainda mais para mim”. César Costa acrescenta que “foi também um belo exercício de trabalho de equipa, de convergência de sinergias, de aprofundamento de fé”.