Centenas de peças alusivas às Fogaceiras revestem a moradia de Mafalda Campos
Cultura

Centenas de peças alusivas às Fogaceiras revestem a moradia de Mafalda Campos

São centenas as peças “de valor inestimável” que fazem da moradia de Mafalda Campos um genuíno museu de homenagem à secular Festa das Fogaceiras. Autênticas obras de arte, produzidas por artesãos do Concelho ou compradas em lojas de artesanato e decoração da cidade, que foram enriquecendo uma extensa coleção de bonecas, magnéticos, jogos de tabuleiro, quadros, postais, candeeiros e cerâmicas.

A casa espaçosa da feirense está repleta de peças artesanais alusivas às Fogaceiras e a Santa Maria da Feira, tendo inclusive um compartimento dedicado à tradição secular, a ‘Sala das Fogaceiras’.

“Sou uma apaixonada pela minha terra, sou muito bairrista”, referiu a professora de canto lírico, que canta a ‘Canção da Fogaceira’ há cerca de 40 anos, em declarações à Câmara Municipal. Mafalda Campos é uma voz incontornável no Teatro de Revista do Orfeão da Feira, que todos os anos encerra a programação de 20 de janeiro, feriado municipal. 

Fogaceira desde tenra idade, Mafalda Campos só deixou de participar no Cortejo Cívico e na Procissão das Fogaceiras quando transportou o Castelo, uma espécie de ‘topo’ no seu longo percurso a transportar a tradição.

Atualmente vive o dia intensamente. “Este dia é todo para mim, gozo sempre o feriado, vivo-o intensamente de manhã à noite”, atira a feirense de gema.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X