Começar (praticamente) tudo de novo
Desporto Futebol

Começar (praticamente) tudo de novo

Como esperado, o plantel do Feirense vai sofrer uma profunda remodelação para esta temporada. Para já, num total de 18 jogadores, há nove manutenções, oito reforços e uma subida dos juniores

Um pouco à semelhança da época transata — em que ocorreram várias saídas e um ‘emagrecimento’ dos quadros —, o plantel do Feirense vai sofrer nova reformulação profunda no plantel para 2023/24, desta feita também com um novo treinador, Ricardo Sousa.

Em aproximadamente duas semanas, a SAD do Feirense anunciou oito contratações: Pedro Mateus (guarda-redes, ex-Sanjoanense), Filipe Almeida (central, ex-U. Leiria), Jorge Pereira (médio defensivo, ex-Sanjoanense), Malam Camará (médio defensivo, ex-Vitória de Setúbal), Henrique Jocú (médio defensivo, ex-Portimonense), Zidane Banjaqui (médio, ex-Mafra), João Castro (médio ofensivo, ex-Pevidém) e Rúben Alves (médio ofensivo, ex-Sanjoanense). A estas oito ‘caras novas’ juntam-se, ainda, o ex-júnior Oyedele (lateral/ala esquerdo), que consta na lista de jogadores inscritos dos fogaceiros na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Liga Portugal, e nove jogadores que transitam da época anterior. Outros sub-19 ou ex-juniores têm treinado com a equipa principal, como Marco Grave, que até consta na lista de jogadores da Liga, e Gustavo, que já faturou num jogo-treino, ambos avançados, mas não devem ficar no plantel principal.

Aliás, se nos cingirmos à lista de jogadores inscritos da FPF, o Feirense terá apenas 14 jogadores inscritos, pois Tony Shimaga, nigeriano que já representou o emblema de Santa Maria da Feira na época passada, e os reforços Malam Camará, Henrique Jocú e Zidane Banjaqui ainda não aparecem na referida listagem (na Liga constam os 19 jogadores — nove manutenções, oito reforços e duas subidas dos sub-19). Restando, portanto, dúvidas sobre que jogadores Ricardo Sousa terá disponíveis para o primeiro jogo oficial, que acontece já este domingo, 23 de julho, em casa do Leixões, a contar para a 1.ª eliminatória da Taça da Liga.

Ricardo Sousa certamente espera, nos próximos dias, mais reforços, nomeadamente para o ataque, onde conta apenas com João Paredes (Marco Grave, 17 anos, deverá jogar, ao longo da época, pelos juniores).

Ao longo dos últimos dias, o Feirense tem também apresentado os equipamentos (da Kelme) para a nova temporada. Até à data do fecho desta edição, a SAD fogaceira já revelou o terceiro equipamento e os equipamentos dos guarda-redes.

Uma vitória e duas derrotas em jogos-treino

Alegadamente a treinar em Esmoriz, mas a utilizar os balneários do Estádio Marcolino Castro — devido ao imbróglio entre o clube e a SAD —, a equipa orientada por Ricardo Sousa tem realizado jogos-treino na condição de visitante.

No mais recente jogo de preparação, o Feirense venceu o Santa Clara, que desceu na época anterior para a Segunda Liga, por 2-1, com um bis do central Filipe Almeida. A partida foi realizada no Complexo Desportivo do SC Freamunde, uma vez que os açorianos estão a realizar estágio em Penafiel.

Antes, no segundo encontro de pré-temporada, o Feirense perdeu frente ao Braga B (3-2), em encontro realizado no Complexo Desportivo de Fão. Os fogaceiros chegaram ao intervalo em vantagem, com um golo de grande penalidade, mas permitiram a reviravolta aos jovens bracarenses. Cláudio Silva e Gustavo marcaram os golos do Feirense.

No primeiro jogo de preparação da pré-época, o Feirense, de Ricardo Sousa, saiu goleado da visita ao Paços de Ferreira — equipa que em 2023/24 também militará na Segunda Liga, depois de descer de divisão da época passada —, por contundentes 7-1. Ao intervalo, o marcador registava uma igualdade a uma bola. O golo do Feirense foi apontado por Cláudio Silva.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X