O espetáculo ‘Strade Poetiche, Poetic Roads’, dos italianos Rusty Brass Band, surpreendeu o público durante o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, e também o júri internacional, que se rendeu à qualidade dos músicos e da sua performance, elegendo-os como vencedores do concurso Mais Imaginarius
Rusty Brass Band ganha um passaporte para uma residência artística em Santa Maria da Feira para criação de um novo espetáculo a integrar na programação principal da próxima edição do festival, em 2024. A Câmara Municipal atribui à banda italiana uma bolsa de apoio à criação artística, no valor de cinco mil euros, e uma bolsa de apoio às deslocações de 700 euros.
O público também votou e elegeu o espetáculo de dança Metamorfose, criação artística do dançarino e diretor brasileiro Gustavo Silvestre, distinguido, portanto, com uma Menção Honrosa.
O júri desta edição foi constituído por Aleksandar Caric, diretor artístico do Festival Uličnih Svirača, um festival internacional de música de rua em Novi Sad, Sérvia; Antonia Kusmanic, codiretora do coletivo Room 100 e diretora artística e produtora executiva do Peculiar Families Festival, em Split, na Croácia; Danielle Corbishley, produtora criativa, diretora e performer do 101 Outdoor Arts – National Center for Arts in Public Space, Newbury, Reino Unido; Jens Frieman, diretor do Helsingor Teater e diretor artístico do Passagefestival, Helsingor, Dinamarca, e do SO-Festival, Reino Unido; e José Prata, professor na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal.
O Mais Imaginarius é uma secção do festival Imaginarius que dá espaço a artistas emergentes, nacionais e internacionais, com vontade de mostrar os seus projetos artísticos contemporâneos, multidisciplinares e inovadores em espaço público, competindo entre si. Em competição nesta edição do Mais Imaginarius estiveram 16 projetos artísticos.