A duas jornadas do fim, turma de Rui Gomes precisa de vencer Valpaços Futsal e Saavedra Guedes, e esperar conjugação favorável de resultados para manter-se na 3.ª Nacional
A tarefa já era difícil e ganhou contornos de milagre, caso venha a ser completada. Assegurar a participação em 2023/24 no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão é cada vez mais um cenário longínquo para a Juventude de Fiães, que na 20.ª jornada perdeu, de forma surpreendente, com o já despromovido Ordem, por 3-4.
Marinho deu vantagem aos fianenses aos 12’ e Igor Correia ampliou para 2-0 já aos 30’. Daniel Dias reduziu aos 32’, tendo Marinho bisado aos 33’. Porém, deu-se uma verdadeira hecatombe no Pavilhão Municipal de Gião, com Derley (36’), Márcio Silva (37’) e Marco Ferreira (39’) a operarem a reviravolta no marcador, deixando a Juventude de Fiães em maus lençóis.
Nas contas da manutenção, além do já despromovido Ordem, iram descer de divisão pelo menos mais duas equipas da Série A. Neste momento, esses lugares são ocupados por Juventude de Fiães, com 16 pontos, e Sangemil, com 20 – tantos quanto o S. Martinho de Mouros. O Saavedra Guedes, com 20, mantém-se na equação.
Recorde-se que os dois piores nonos de toda a 3.ª Nacional também irão descer aos distritais. Olhando para as três séries, o 9.º lugar é ocupado por S. Martinho de Mouros (Série A, com 20 pontos); Arnal (Série B, com 21); e Farense (Série C, com 18).
Para alcançar a manutenção, a Juventude de Fiães tem obrigatoriamente de vencer Valpaços Futsal e Saavedra Guedes e esperar que Sangemil e S. Martinho de Mouros – jogam entre si na penúltima jornada – empatem entre si e percam na derradeira ronda.