Terreno era propriedade do Novo Banco
A Corticeira Amorim, sedeada em Mozelos, anunciou esta quinta-feira, dia 4, a aquisição – através da sua subsidiária Cold River’s Homestead – de mais 1.855 hectares da Herdade de Rio Frio, que eram propriedade do Novo Banco, por 22,3 milhões de euros.
A propriedade inclui “um conjunto de imóveis afetos à exploração florestal que constituem uma parte da antiga Herdade de Rio Frio e que são contíguos às propriedades já detidas pela Cold River’s Homestead”. “Como oportunamente anunciado, a Corticeira Amorim pretende melhorar a produtividade da atividade agroflorestal da Herdade de Rio Frio, através da implementação de adensamentos neste montado único. Esta aquisição permitirá alargar a área de intervenção da Corticeira Amorim, com importantes ganhos de escala e de alavancagem operacional”, lê-se no comunicado emitido pela empresa.
Para a Corticeira Amorim, “a preservação do montado e dos serviços dos ecossistemas é um dos objetivos estratégicos”, querendo o grupo mozelense “continuar a sua participação ativa na intervenção em novas áreas de sobreiro, através de compra de terrenos, arrendamento ou parcerias”. “A empresa tem como objetivo fazer investigação aplicada sobre os impactos da rega, fertilização, nutrição e solo no sobreiro e ajudar a promover e difundir a implementação de novas técnicas de plantação e gestão do montado de sobro mais eficientes e resilientes aos cenários climáticos previstos”, conclui.