A cidade Londres é palco da instalação ‘Spirit of Place’ em The Strand Aldwych, composta por cinco esculturas em grande escala, concebidas por Simone Brewster, com o apoio da Corticeira Amorim, que realçam “a confluência entre arte e sustentabilidade através da cortiça”
A Corticeira Amorim anuncia uma parceria com a designer Simone Brewster, firmada no contexto da edição de 2023 do London Design Festival (LDF), com o objetivo de destacar as singularidades da cortiça na cidade de Londres que, até 24 de setembro, se transforma na capital do design e da criatividade.
“As esculturas de Simone Brewster, com cerca de 2,5 metros de altura, incorporam uma linguagem visual inspirada pelas características ímpares do sobreiro, como a sua resistência à seca, capacidade regenerativa e papel na conservação da biodiversidade”, refere a Corticeira Amorim, em nota de imprensa, acrescentando que “cada obra integra diferentes composições de cortiça, variando em textura, densidade, granularidade e cor”.
Segundo a empresa, Simone Brewster tornou-se numa embaixadora do material, após uma visita às instalações da Corticeira Amorim, no início deste ano, “quando contactou pela primeira vez com o modelo de negócio integrado e circular da Corticeira Amorim, visitando o montado, as principais unidades industriais, a i-cork factory e conhecendo os produtos e soluções sustentáveis em cortiça”. Este projeto terá tido início e inspiração na Herdade de Rio Frio, onde foi explicado a Simone Brewster o processo de descortiçamento do sobreiro e o Projeto de Intervenção Florestal da Corticeira Amorim.
Para Cristina Rios Amorim, administradora e CFO da Corticeira Amorim, este projeto destaca “o papel vital que a Corticeira Amorim desempenha na conservação das florestas de sobreiro e no apoio à revitalização da biodiversidade deste ecossistema – um dos 36 hotspots de biodiversidade do mundo”, reforçando a sustentabilidade da matéria-prima: “a cortiça é um tecido orgânico natural, renovável e totalmente reciclável”.
Para Simone Brewster, a visita a Portugal e à Corticeira Amorim foi uma revelação. “Conhecer a floresta de sobreiros e compreender a relevância da cortiça no contexto ambiental atual foi transformador. Voltei a Londres com um novo propósito, com o desejo de criar peças que me dessem a oportunidade de falar sobre o importante trabalho que a Corticeira Amorim está a fazer para preservar e valorizar esta floresta mágica”.
Cristina Rios Amorim sublinha que ‘Spirit of Place’ é mais do que uma instalação artística: “convida os visitantes a imergirem na sua harmonia, a experienciarem as suas dimensões táctil e olfativa, reconhecendo simultaneamente o papel da cortiça e da Corticeira Amorim no combate às alterações climáticas”. Termina a destacar ainda que o apoio a ações de arquitetura e design de impacto internacional “é capital e estratégico na contínua aposta da Corticeira Amorim em exaltar as propriedades e mais-valias desta matéria-prima, colocando-a ao dispor daqueles que hoje concebem as cidades do futuro, privilegiando o conforto e o bem-estar, a segurança e a inclusão, a funcionalidade e a sustentabilidade”.