União de Lamas quer manter-se no Campeonato de Portugal na próxima época, mas não está livre de perigo
Esteve mais de uma década afastado dos campeonatos nacionais, mas regressou esta temporada, e muito provavelmente por lá se manterá. No entanto, a despromoção ainda não está afastada, quando faltam apenas três jogos para o fim e as emoções poderão ser o pior inimigo do União de Lamas.
Num competitivo Campeonato de Portugal, inserida na Série B, a turma de Zé Paulo – adjunto de André Ribeiro que no decorrer da época rumou à Arábia Saudita – até chegou a ‘cheirar’ a subida, mas o desastroso desempenho nos últimos cinco jogos tem feito a tranquilidade imperar em Santa Maria de Lamas: averbou somente três dos 15 pontos em disputa, ao vencer o Machico e perder com Salgueiros, Guarda, Beira-Mar e Leça.
Em 2024/25, a melhor fase aconteceu entre outubro e novembro do ano transato, ao conseguir três vitórias consecutivas.
Ocupar o 4.º lugar a três jornadas do fim e poder ser despromovido é algo pouco comum, mas é o cenário em cima da mesa, que os unionistas querem evitar o mais prontamente possível, não deixando que a derradeira decisão se prolongue até à última jornada.
Para tal, urge vencer já na próxima ronda, que apenas será disputada a 29 de março, na receção ao último classificado e já despromovido Régua. Depois, defronta Camacha, que luta pela manutenção, e Marco 09, que luta pela subida.