Dérbi para fazer esquecer queda na Taça
Desporto Futebol

Dérbi para fazer esquecer queda na Taça

Surpreendentemente eliminado da Taça de Portugal pelo Pêro Pinheiro, do quarto escalão do futebol nacional, o Feirense volta a jogar para a Segunda Liga, no domingo, no terreno da ‘vizinha’ e rival Oliveirense

Nada melhor que vencer um dérbi para fazer esquecer a eliminação de uma prova. Esta deve ser a ideia que paira na cabeça do técnico do Feirense, Vítor Martins, e seus pupilos, que este domingo, 29 de setembro, se deslocam ao Estádio Carlos Osório, na ‘vizinha’ Oliveira de Azeméis, para defrontar a Oliveirense, em partida a contar para a 6.ª jornada da Liga 2.

Depois de serem uma das vítimas dos já habituais ‘tomba-gigantes’ da Prova Rainha, no caso o Pêro Pinheiro (1-0), do Campeonato de Portugal, que ditou a exclusão da Taça de Portugal em fase prematura (2.ª eliminatória), o Feirense procurará retomar o caminho das vitórias e reconquistar a confiança dos adeptos, que vinha em crescendo, após um arranque de campeonato a prometer uma época sem as aflições da anterior.

Se um dérbi é sempre uma oportunidade para galvanizar, uma derrota pode colocar novos pontos de interrogações no Feirense versão 2024/25 e o longo histórico de confrontos frente à Oliveirense até é bastante desfavorável ao emblema de Santa Maria da Feira. Em 62 confrontos, a equipa de Oliveira de Azeméis venceu 34, o Feirense apernas 19 e registaram-se ainda nove empates. No saldo de golos, 114 para a Oliveirense e 86 para o Feirense. A época transata adensou a superioridade histórica do emblema do concelho vizinho, com o conjunto da Oliveirense, em casa, a vencer logo no arranque na Liga 2 (3-1), sendo que na 2.ª volta, no Marcolino Castro, registou-se um nulo. Contudo, esta temporada a Oliveirense arrancou em falso, é ‘lanterna-vermelha’, com dois pontos, fruto de dois empates e três derrotas, em cinco jornadas. O Feirense está bem melhor, é quinto, com oito pontos conquistados, fruto de duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Relativamente à última partida, da Taça de Portugal, em que Vítor Martins promoveu várias mudanças em comparação com as habituais escolhas nas primeiras cinco jornadas da Segunda Liga, o Feirense deve agora apresentar um 11 bem diferente, mas exatamente igual ao que recebeu e derrotou o Paços de Ferreira (2-0) na última jornada do campeonato, fazendo regressar João Costa, Tassano, Bruno Silva, Washington, Rúben Alves, Zidane Banjaqui e Petkov à titularidade.

Também há dérbi em juniores

Curiosamente, também as equipas de sub-19 da Oliveirense e Feirense se defrontam este fim de semana, mas no sábado, 28 de setembro, às 15 horas, no Centro de Formação Ápio Assunção, em Oliveira de Azeméis, em jogo referente à 8.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Juniores, Zona Norte.

Neste caso, os juniores do Feirense entram em campo com vantagem no confronto direto e também na tabela classificativa, onde são quintos, com sete pontos conquistados. A Oliveirense é oitava, com três.

Assine agora
Nélson Costa

administrator
DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
    X