Surpreendentemente eliminado da Taça de Portugal pelo Pêro Pinheiro, do quarto escalão do futebol nacional, o Feirense volta a jogar para a Segunda Liga, no domingo, no terreno da ‘vizinha’ e rival Oliveirense
Nada melhor que vencer um dérbi para fazer esquecer a eliminação de uma prova. Esta deve ser a ideia que paira na cabeça do técnico do Feirense, Vítor Martins, e seus pupilos, que este domingo, 29 de setembro, se deslocam ao Estádio Carlos Osório, na ‘vizinha’ Oliveira de Azeméis, para defrontar a Oliveirense, em partida a contar para a 6.ª jornada da Liga 2.
Depois de serem uma das vítimas dos já habituais ‘tomba-gigantes’ da Prova Rainha, no caso o Pêro Pinheiro (1-0), do Campeonato de Portugal, que ditou a exclusão da Taça de Portugal em fase prematura (2.ª eliminatória), o Feirense procurará retomar o caminho das vitórias e reconquistar a confiança dos adeptos, que vinha em crescendo, após um arranque de campeonato a prometer uma época sem as aflições da anterior.
Se um dérbi é sempre uma oportunidade para galvanizar, uma derrota pode colocar novos pontos de interrogações no Feirense versão 2024/25 e o longo histórico de confrontos frente à Oliveirense até é bastante desfavorável ao emblema de Santa Maria da Feira. Em 62 confrontos, a equipa de Oliveira de Azeméis venceu 34, o Feirense apernas 19 e registaram-se ainda nove empates. No saldo de golos, 114 para a Oliveirense e 86 para o Feirense. A época transata adensou a superioridade histórica do emblema do concelho vizinho, com o conjunto da Oliveirense, em casa, a vencer logo no arranque na Liga 2 (3-1), sendo que na 2.ª volta, no Marcolino Castro, registou-se um nulo. Contudo, esta temporada a Oliveirense arrancou em falso, é ‘lanterna-vermelha’, com dois pontos, fruto de dois empates e três derrotas, em cinco jornadas. O Feirense está bem melhor, é quinto, com oito pontos conquistados, fruto de duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Relativamente à última partida, da Taça de Portugal, em que Vítor Martins promoveu várias mudanças em comparação com as habituais escolhas nas primeiras cinco jornadas da Segunda Liga, o Feirense deve agora apresentar um 11 bem diferente, mas exatamente igual ao que recebeu e derrotou o Paços de Ferreira (2-0) na última jornada do campeonato, fazendo regressar João Costa, Tassano, Bruno Silva, Washington, Rúben Alves, Zidane Banjaqui e Petkov à titularidade.
Também há dérbi em juniores
Curiosamente, também as equipas de sub-19 da Oliveirense e Feirense se defrontam este fim de semana, mas no sábado, 28 de setembro, às 15 horas, no Centro de Formação Ápio Assunção, em Oliveira de Azeméis, em jogo referente à 8.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de Juniores, Zona Norte.
Neste caso, os juniores do Feirense entram em campo com vantagem no confronto direto e também na tabela classificativa, onde são quintos, com sete pontos conquistados. A Oliveirense é oitava, com três.