Desafia-TE! divulgado em revista científica americana
Educação

Projeto de prevenção do abandono escolar na Education Policy Analysis ArchivesDesafia-TE! divulgado em revista científica americana

A revista científica americana Education Policy Analysis Archives, da Universidade Estadual do Arizona, publicou recentemente um artigo científico dedicado ao projeto educativo comunitário de prevenção Desafia-TE!, implementado pela município de Santa Maria da Feira em 2015 e operacionalizado pelo gabinete da Juventude ao longo de quase dez anos de intervenção na comunidade

O artigo publicado é da autoria de Norberto Ribeiro, investigador do Centro de Investigação e Intervenções Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, especialista em participação cívica e política de jovens e educação para a cidadania e educação política, juntamente com Andreia Casimiro e Liliana Freixo, técnicas do gabinete da Juventude de Câmara da Feira, que acompanham o projeto Desafia-TE! desde a sua génese.

O estudo ‘Desafia-TE! – Avaliação Externa de um Projeto Local para Combater a Exclusão Social de Jovens Estudantes’ teve como principal objetivo analisar a perceção dos jovens relativamente ao impacto deste projeto educativo comunitário de prevenção, destinado a alunos dos 14 aos 18 anos, que estudam no território feirense e manifestam indicadores preocupantes de risco de exclusão social, nomeadamente desmotivação, insucesso escolar e risco de abandono escolar precoce.

Para a concretização deste estudo, a equipa procedeu à recolha de dados de natureza qualitativa e quantitativa, tais como inquéritos por questionário aos participantes, entrevistas semiestruturadas a jovens de edições anteriores e a grupos de discussão focalizada.

Segundo o Município, em nota de imprensa, os alunos que foram alvo deste estudo “consideram, na sua maioria, que o projeto Desafia-TE! promoveu competências pessoais e relacionais de forma muito significativa”. Revelam ter ficado “mais disponíveis para conhecer novas pessoas, mais conscientes do outro, mais preocupados com as questões da integração e mais despertos para vocações profissionais futuras”. Os jovens valorizaram ainda “a dimensão prática das atividades dinamizadas no âmbito deste projeto, fator motivador e mobilizador que contrasta, nas palavras dos participantes, com a ‘rotina’ e ‘monotonia’ das experiências mais teóricas e expositivas em contexto escolar”.

O impacto deste projeto na escola é outro dado destacado pelos autores do artigo científico agora publicado. Os dados apurados revelam que alunos participantes consideram que o Desafia-TE! “teve uma influência positiva nas suas escolas, ao nível pessoal e relacional, bem como nos resultados escolares e métodos de estudo, perceção em sintonia com outros estudos que associam a participação em atividades extracurriculares a um melhor desempenho académico e a comportamentos pró-sociais”. Outro resultado do estudo é “o baixo nível de interesse e de participação cívica e política dos jovens envolvidos”.

E se a maioria dos participantes tem, efetivamente, uma perceção positiva do projeto, grande parte considera que o Desafia-TE! “deveria alargar o seu leque de abrangência e não focalizar a sua atenção apenas nos jovens com problemas de integração escolar, de modo a evitar a estigmatização de quem nele participa”. Do lado dos autores, “a opinião é unânime relativamente à pertinência do projeto no combate à exclusão, uma vez que proporciona aos jovens oportunidades que muito dificilmente poderiam experienciar noutro contexto, minimizando desigualdades, promovendo o conhecimento e o autoconhecimento, e valorizando competências pessoais e relacionais”.

O artigo ‘Desafia-TE! – Avaliação Externa de um Projeto Local para Combater a Exclusão Social de Jovens Estudantes’ encontra-se disponível em https://doi.org/10.14507/epaa.32.8491 e o vídeo de apresentação com os principais resultados da investigação está acessível em https://youtu.be/SF1IHscOr0U.

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Nélson Costa

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DIRETOR | Jornalista de formação e por paixão. Curioso, meticuloso, bom ouvinte, observador até das próprias opiniões.
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