No âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, que se assinala no próximo ano, o socialista Márcio Correia questionou o executivo se a Câmara tem planeado algum plano municipal comemorativo, “incidindo essencialmente na juventude”. “Como se sabe, por vezes, os mais jovens nem sempre têm a noção da importância dos valores de Abril e os princípios da liberdade”, justificou o vereador da oposição.
Emídio Sousa lembrou que habitualmente é a “Assembleia Municipal [AM] a coordenar as comemorações do 25 de Abril”, completado depois pelo vice-presidente, Amadeu Albergaria, que desvendou já existir “uma comissão, criada por todos os partidos com assento na AM, a trabalhar nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”.
Não obstante, o vereador da Educação e Cultura, Gil Ferreira, desvendou que o programa municipal também já se encontra a ser trabalhado pelo pelouro, sob o tema estruturante a Liberdade, e ‘abriu a cortina’ a algumas das atividades previstas.
“Toda a programação que vai acontecer nos sítios educativos, eventos, ciclos temáticos, no cineteatro municipal, estão subordinados ao tema Liberdade, nas suas múltiplas extensões e contextos e, nesse sentido, toda a programação valorizará aquele que é o momento significativo que viveremos em 2024. Não obstante, temos já previstas algumas atividades estruturantes, de médio e grande formato, como o espetáculo de encerramento da Festa das Fogaceiras, que versará sobre cantautores e temas que são incontornáveis no 25 de Abril, designadamente Paulo de Carvalho e Fernando Tordo, com as quatro bandas filarmónicas concelhias, ou exposições temáticas temporárias, quer na biblioteca, quer em museus. No dia 24 de abril, a Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens apresentará um espetáculo em estreia, denominado ‘Anónimos de Abril’”, revelou, apontando mais detalhes da programação para “momento oportuno”, “sem prejuízo do que está a ser feito no país, até porque a Associação de Municípios Portugueses pediu-nos uma pronúncia sobre as atividades, precisamente para evitar sobreposições com o plano nacional de comemorações”.