Os resultados preliminares da intervenção arqueológica realizada na necrópole da Igreja Paroquial de S. Mamede, em Travanca, foram divulgados pelos arqueólogos e antropólogos aos cidadãos da terra, no dia 8 de dezembro, num encontro dirigido pelo arqueólogo Carlos Ferreira.
A iniciativa, organizada por Telmo Reis, com a colaboração do padre Paulo Gomes e elementos da Comissão Fabriqueira Sr. José Adrego, decorreu no salão paroquial e “revelou-se bastante profícua e com elevada participação da população”, segundo informa a organização.
A apresentação, sob o lema ‘O que dizem os vossos ossos’, contou com a presença do vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Gil Ferreira, da antropóloga Linda Melo e da professora Ana Maria Silva do departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.
Dois casos particulares de índole científica, resultantes deste trabalho de arqueologia e investigação, já foram apresentados à comunidade científica internacional em Bruxelas e em Bordéus.