O que fazer?
Para quem está de férias pode ser muito angustiante se perder os documentos, para além do transtorno e riscos que envolve.
Será aconselhável levar consigo para férias um contacto telefónico do emitente, o número do cartão de crédito, a data de emissão e de validade, mas guarde-o em local seguro e separado do cartão (consulte o sítio do Banco de Portugal ou do Banco).
Caso fique sem o seu cartão de crédito, seja por furto, perda ou extravio, deverá agir de imediato e com a máxima urgência:
– Cancele logo que possível o cartão na aplicação ou homebanking ou telefone para a entidade emissora (o banco, em regra);
– Reporte imediatamente ao emitente do cartão, através do apoio ao cliente;
– Avise as autoridades e peça prova da participação. Apresente queixa junto dos órgãos de polícia criminal (Polícia Judiciária, Polícia de Segurança Pública ou Guarda Nacional Republicana).
Se estiver no estrangeiro, a participação poderá ser dirigida ao Sistema de Pagamentos Internacional a que o cartão pertença (por exemplo, Visa, MasterCard, American Express), através dos contactos fornecidos pelo emitente do cartão e que pode também obter no sítio do Banco de Portugal;
– Pode ainda contactar a Unicre (T: 21 315 98 56) ou a SIBS, Sociedade Interbancária de Serviços (T: 808 201 251 ou 217 918 780);
– Confira e monitorize eventuais transações não solicitadas;
Feita a notificação ao emitente do cartão, não poderá vir a ser responsabilizado por valores indevidamente movimentados.
Mas se forem realizadas operações de pagamento não autorizadas antes de o ter notificado, em princípio, terá de pagar um máximo de 50 euros, exceto se agiu de forma fraudulenta, com dolo, foi negligente ou se incumpriu deliberadamente com as suas obrigações.
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