As 52 escolas do distrito de Aveiro que aderiram ao projeto Geração Depositrão, que visa consciencializar a comunidade escolar para o correto encaminhamento de resíduos elétricos e eletrónicos (REEE) e baterias (RB), recolheram mais de 34 toneladas
A Geração Depositrão já conhece os seus vencedores relativos à recolha de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB), projeto da ERP Portugal, que já conta com 16 edições. A nível distrital, a Escola Secundária de Adolfo Portela, no distrito de Aveiro, concelho de Águeda, foi a que mais resíduos recolheu, num total de cerca de nove toneladas, tendo ficado em 8.º lugar a nível nacional, de um total de 536 escolas.
A Escola Básica de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira, fecha o top 10 das escolas do distrito, com 868 kg, 1.97kg recolhidos por aluno.
A Geração Depositrão é um projeto realizado pela ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB) em parceria com a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e que este ano contou com a adesão a mais de 316.000 alunos que recolheram cerca de 435 toneladas de resíduos.
“Além de premiar as escolas, a ERP Portugal recompensa alunos e professores envolvidos no projeto, e atribui prémios por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos: TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, e pilhas”, pode ler-se, em nota de imprensa.
Para a diretora geral da ERP Portugal, Rosa Monforte, “o sucesso da Geração Depositrão é reforçado a cada ano, com resultados mais positivos e com uma adesão por parte das escolas cada vez maior”.
“Fizemos no dia das bandeiras verdes um apelo para a entrega de pilhas e baterias e gostaríamos de agradecer o aumento de 24% de recolha desta categoria. Temos como objetivo contribuir para a educação ambiental e fomentar a economia circular e, por essa razão, queremos agradecer e dar os parabéns a todos aqueles que se juntaram a nós nesta missão. Numa altura em que as escolas se preparam para o início do ano escolar, este poderá ser o motivo para uma ainda maior adesão neste ano letivo”, acrescenta.