Dois feirenses entre os 41 novos secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional. Emídio Sousa tomou posse como secretário de Estado do Ambiente e João Rui Ferreira da Economia
Depois de conhecidos os novos ministros, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apresentou ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a lista de 41 secretários de Estado (24 homens e 17 mulheres), que completam os 59 elementos, o mesmo número de membros do primeiro executivo de António Costa, que passam a compor o XXIV Governo de Portugal.
A cerimónia de tomada de posse dos novos secretários de Estado decorreu no Palácio da Ajuda.
Como já era perspetivado, o ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o fianense Emídio Sousa, cargo que renunciou — no terceiro e último mandato consecutivo — para assumir o lugar de deputado da Assembleia da República, é o novo secretário de Estado do Ambiente.
Juntamente com Maria João Pereira, nova secretária de Estado da Energia, Emídio Sousa compõe o leque de dois secretários de Estado do Ministério do Ambiente e Energia, sob a tutela da nova ministra Maria da Graça Carvalho.
Recorde-se que Emídio Sousa, que em setembro deste ano completa 64 anos, licenciado em Administração Autárquica e mestre em Administração Pública, antes de ser presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, entre 2013 e 2024, já tinha exercido funções na Autarquia na área do Ambiente, como vereador, entre 2005 e 2013. Ainda antes, o ex-autarca da Feira esteve, até 2005, na empresa municipal Águas de Gaia.
De Argoncilhe chega outro secretário de Estado do executivo de Luís Montenegro. João Rui Ferreira é o novo secretário de Estado da Economia, sob a alçada do ministro Pedro Reis, num ministério que, ainda, com mais dois secretários de Estado.
Engenheiro Químico pela Universidade de Aveiro e pós-graduado em Métodos Quantitativos em Gestão pela Escola de Gestão do Porto, tendo em 2021 sido graduado pelo INSEAD com AMP-Advanced Management Program, João Rui Ferreira foi presidente da APCOR entre 2012 e 2021 passando depois para a presidência da Confederação Europeia da Cortiça.