Empreendedorismo é a capacidade de resolver problemas ou aproveitar oportunidades com criatividade e inovação.
A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, realizada a uma quinta-feira à noite, é sem dúvida um claro exemplo de empreendedorismo.
Como resolver o problema da presidente da Assembleia e do presidente da Câmara não estarem disponíveis para se realizar numa sexta-feira?
Como não cair no vazio político de não terem substitutos?
Com criatividade e inovação realizam a Assembleia Municipal durante a semana. É sem dúvida um momento empreendedor.
A ideia é sem dúvida excelente. Se à sexta-feira aparecem poucos ‘clientes’ para observar a democracia em movimento, muitos pertencentes a partidos, então a criatividade tenta levar mais Feirenses a assistir à AM.
Pessoalmente, depois de me levantar à sete da manhã para trabalhar, passei o dia todo em ‘pulgas’ para ir assistir à Assembleia Municipal, mesmo sabendo que no dia seguinte tenho de voltar a acordar às sete.
Como eu, uma dúzia, talvez dúzia e meio, de feirenses interessados na política e na Assembleia Municipal, fizeram o mesmo que eu fiz: deitar cedo que a amanhã é dia de trabalho.
É uma pena que ideias tão bem conseguidas não consigam atingir o seu nobre objetivo.
Já em São Miguel de Souto, ainda união de freguesias com Mosteirô, a Assembleia de Freguesia foi realizada na quarta-feira anterior.
Neste caso, empreendedorismo e boa gestão de tempo, resolveram a Assembleia em 45 minutos e teve direito a quatro pessoas assistir.
Nesses quatro fregueses estou incluído. Digo com toda a sinceridade que fui assistir não pelo facto de à mesma hora estar a jogar a seleção portuguesa a perder 2 a 0.
Obviamente que é com este espírito empreendedor que se chama os Feirenses à política.
É com esta criatividade e inovação que Santa Maria da Feira e suas Freguesias, mostram o desejo de divulgar o que se faz politicamente.
O mérito deve ser dado a quem o tem.