A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal dá conta da distinção da oferta do calçado português no mercado internacional
Centradas na durabilidade e qualidade das peças fabricadas, as empresas da Fileira da Moda “investem em inovação e seleção de matérias-primas sustentáveis como forma de reforçarem o seu compromisso para com o meio ambiente, valor representado na campanha ‘Made in Portugal naturally’, desenvolvida pela AICEP”, escreve a agência, em nota de imprensa, dando como exemplos, entre outros, duas empresas de calçado feirenses, Nokoments e JJ Heitor Shoes.
A primeira marca, que nasceu em Santa Maria da Feira, assenta a sua atuação numa filosofia de produtos vegan e amigos do ambiente, em consonância com as preocupações globais com a sustentabilidade. “A atitude contagiante das novas gerações em defesa de um mundo mais sustentável e a consciência pela defesa da ecologia deram o mote à empresa para o lançamento deste novo conceito de calçado”, pode ler-se sobre a Nokoments.
Já a JJ Heitor Shoes, fundada em 1963 por Joaquim José Heitor, destina a quase totalidade da sua produção à exportação. “Sempre que possível, a marca recorre a fornecedores locais, minimizando ao máximo a pegada de carbono associada ao transporte de matérias- -primas, necessárias para a produção de um calçado sustentável. O calçado destaca-se pela sua elevada qualidade e durabilidade, sendo acompanhado de instruções de manutenção com o objetivo de prolongar a vida útil da peça”, descreve.
A AICEP reforça que o setor do calçado português se destaca pelo “dinamismo e valorização da sua herança histórica”, contudo, tem-se vindo a transformar “numa indústria moderna e voltada para o futuro”, que é “reconhecida a nível mundial, pela qualidade e inovação”.