Encontro de Artes Performativas traz 37 artistas de quatro países ao Imaginarius Centro de Criação
Cultura

Iniciativa do Ballet Contemporâneo do Norte Encontro de Artes Performativas traz 37 artistas de quatro países ao Imaginarius Centro de Criação

O Imaginarius Centro Criação (ICC), em Santa Maria da Feira, acolhe uma semana de intensa atividade artística, dinamizada por 37 criadores de quatro nacionalidades, sendo os últimos quatro dias de programação abertos à comunidade, com 18 atividades calendarizadas para o público. O 2.º Encontro de Artes Performativas terá lugar até ao dia 7 de setembro, na blackbox, nave central e praça do ICC, com propostas que entrecruzam a dança com diferentes áreas de criação, investigação, formação e pensamento, nomeadamente concertos, performances, workshops e apresentação de um livro

Com uma periodicidade bienal, o Encontro de Artes Performativas nasceu em 2020, durante a pandemia, em formato online, e teve a sua primeira edição presencial em 2022, com o propósito de juntar em Santa Maria da Feira artistas e investigadores de diferentes geografias e diversas áreas da criação para entrecruzar conhecimentos e interesses em torno da dança e das artes performativas.

Nesta segunda edição, o BCN centra-se no conceito de liberdade enquanto trabalho em progresso, interligando-o com as ideias de resistência, revolução, comemoração, participação e cidadania. “A companhia pretende indagar que liberdade é esta que hoje ostentamos, como é que a conquistámos (ou quem a conquistou por nós) e que desafios se nos impõem para a sua manutenção”, explica a Autarquia, em nota de imprensa.

Dos 37 artistas participantes neste encontro, todos eles com percursos artísticos relevantes, o BCN destaca a participação de Miguel Pereira, coreógrafo internacional com uma carreira vasta; Joclécio Azevedo, coreógrafo, professor com um longo e sólido percurso artístico; Ana Dinger, investigadora, que vai partilhar a sua pesquisa sobre o arquivo da primeira bailarina e professora portuguesa Margarida de Abreu; o músico Fernando Mota; e Diogo Sottomayor, professor na Faculdade de Medicina e investigador de Belas Artes, que vai acompanhar todo o encontro e produzir textos que posteriormente serão divulgados publicamente.

“É de uma extrema generosidade que, perante as condições oferecidas, venham a Santa Maria da Feira partilhar o seu trabalho e acompanhar o trabalho dos outros artistas”, sublinha o BCN.

Desde 2007 que o Ballet Contemporâneo do Norte está sediado em Santa Maria da Feira e desde 2011 que a bailarina Susana Otero assume a direção desta companhia, organizando a sua atividade em torno de seis eixos estruturantes: criação, produção e difusão de trabalhos coreográficos; desenvolvimento da sensibilidade e pensamento crítico das populações (serviço educativo); contribuição para a qualificação e coesão social (projetos comunitários); descentralização; formação de novos artistas; inovação e experimentação.

O objetivo central desta estrutura artística é efetivar a sua atividade no campo da produção, promoção e educação na área das artes performativas, em especial na criação coreográfica, “segundo princípios de equidade, correção, rigor e clareza. Simultaneamente, visa convocar práticas artísticas emergentes da responsabilidade de agentes laboral e financeiramente mais frágeis, apostando na criação contemporânea experimental e em criadores com percursos artísticos distintos”.

O BCN é apoiado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ao abrigo de protocolos de programação plurianuais, trabalhando em estreita colaboração com os equipamentos, equipas e públicos do Município, designadamente do Cineteatro António Lamoso e Imaginarius Centro de Criação.

O evento é organizado pelo Ballet Contemporâneo do Norte (BCN), em parceria com o município de Santa Maria da Feira e Direção-Geral das Artes (DGArtes), sendo gratuita a participação nas atividades abertas à comunidade, mediante inscrição prévia, através do email encontrodeartesperformativas@gmail.com.

Assine agora
Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
    X