O Programa Ecovalor é um programa de educação e sensibilização ambiental dirigido às comunidades escolares, que tem como objetivo aumentar as quantidades de material encaminhado para a reciclagem e promover as boas práticas ambientais. No ano letivo 2021/22, a Escola Secundária de Santa Maria da Feira reciclou 22,34 toneladas
Foram 63 os estabelecimentos de ensino da área de intervenção da Suldouro, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia, que participaram, no ano letivo 2021/22, no Programa Ecovalor, programa de educação e sensibilização ambiental dirigido à comunidade escolar.
Cerca de 22 mil alunos, professores e auxiliares implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos, reciclando 172 toneladas de resíduos de embalagem. “Todas estas escolas encaminharam para reciclar 158 toneladas de papel e cartão e 14 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida. O material separado pelos alunos foi encaminhado para reciclar e cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 16 mil euros”, esclarece a empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos no Município.
Na área de intervenção da Suldouro, a Escola Secundária de Santa Maria da Feira destacou-se ao ficar em 2.º lugar, por ter atingido a marca de 22,34 toneladas, apenas superada pela Escola do Monte, em Gulpilhares, Gaia (atingiu 42,2 toneladas).