No ano letivo que se inicia em setembro, os alunos do Externato Paraíso dos Pequeninos e do Colégio das Terras de Santa Maria terão o seu currículo enriquecido com conteúdos desenvolvidos pela Universidade de Cambridge
No ano letivo 2024/2025, a escolaglobal será uma das mais de dez mil escolas, espalhadas por 160 países, certificadas pela Universidade de Cambridge, uma das instituições mais antigas e prestigiadas do mundo, e será a primeira escola internacional do distrito de Aveiro, não havendo mais nenhuma a Sul do Douro até Coimbra. “Estas escolas são reconhecidas pela sua inovação pedagógica e pelos seus alunos poderem estudar ou trabalhar em qualquer parte do mundo, graças ao reconhecimento internacional do seu currículo. Esta mobilidade global é particularmente importante para regiões exportadoras ou que procuram atrair investimento estrangeiro, como é o caso do concelho de Santa Maria da Feira”, escreve a Escolaglobal, em nota de imprensa.
“Queremos que os nossos educandos se sintam capazes de estudar ou trabalhar em qualquer parte do mundo, munindo-os das competências necessárias para triunfar académica ou profissionalmente, seja em Portugal, seja no estrangeiro”, explica Nuno Moutinho, diretor-geral da Escolaglobal e também professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. A aposta no ensino do Inglês não é de agora: em janeiro, na Knightsbridge Conference 2024, a instituição foi a melhor escola do país nos Exames Cambridge English, na categoria de Young Learners com mais de 100 candidatos, recebendo ainda o prémio de Igualdade, Diversidade e Inclusão, por levar alunos com necessidades de saúde especiais a exame, não deixando ninguém para trás. “Temos um projeto de Cambridge English consolidado há muitos anos e foi com naturalidade que sentimos que estávamos preparados para dar o próximo passo e sermos uma escola internacional”, acrescenta o diretor.
O processo de análise da candidatura decorreu ao longo do último ano, tendo a certificação sido emitida pela Cambridge International a 28 de agosto de 2024. Cerca de 600 alunos da Escolaglobal, da Educação Pré-escolar ao 8.º ano, iniciarão o novo ano letivo com disciplinas cujo plano de estudos será enriquecido com conteúdos do currículo internacional de Cambridge, algumas das quais lecionadas exclusivamente em inglês. “É importante referir que mantemos a opção em todas as valências e em todos os anos de escolaridade pela base curricular do nosso projeto educativo ser a do sistema português, numa abordagem bilingue e que apoiará os alunos que têm dificuldades de proficiência na língua inglesa”, conclui Nuno Moutinho.
Recorde-se que o grupo Escolaglobal é constituído pelo Externato Paraíso dos Pequeninos e pelo Colégio das Terras de Santa Maria, tendo polos na zona envolvente do Europarque, em Santa Maria da Feira, e em Argoncilhe. Para além do recente título de Cambridge International School, é igualmente uma Microsoft Showcase School desde 2015, distinção atribuída pela Microsoft Educação às escolas que se destacam a nível mundial pela integração da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.