Europarque é ponto de encontro das feiras Intertex e Intershoes
Economia

Europarque é ponto de encontro das feiras Intertex e Intershoes

O Europarque volta a receber mais uma edição das duas feiras internacionais que reúnem visitantes profissionais de todo o mundo das indústrias têxtil e do calçado. São esperados quase 200 expositores em representação de cerca de 20 países

O Europarque, em Santa Maria da Feira, volta a ser o ponto de encontro das indústrias têxtil, vestuário, calçado, peles e acessórios, entre os dias 21 e 23 de maio. O equipamento recebe mais uma edição em Portugal da Intertex – Feira Internacional da Indústria Têxtil e da Intershoes – Feira Internacional do Calçado, que dará “particular destaque à inovação, à sustentabilidade e ao empreendedorismo em dois importantes setores da economia nacional”.

Os certames são organizados pela empresa norte-americana BGroup, que estima a participação de quase 200 empresas provenientes de cerca de 20 países, num palco que reunirá alguns dos principais agentes das duas indústrias, desde designers, produtores de matérias-primas, fabricantes de produto final ou conhecidas marcas nacionais e internacionais.

“A Intertex e a Intershoes assumem-se como uma importante montra da indústria têxtil e do calçado, com as mais recentes tendências de produtos e serviços, e uma plataforma privilegiada para alargar as redes de contactos, estabelecer parcerias e encontrar novos parceiros e oportunidades de negócio”, afirma António Brito, Iberian Manager da BGroup, no lançamento de “um evento que cresce de ano para ano e que procura ser uma referência para os profissionais destes dois sectores com um peso significativo no PIB nacional”.

O programa desta terceira edição em Portugal apresenta várias novidades, como é o caso do Espaço Start-up, reservado às empresas novas ou em fase de crescimento até três anos, ou da Design Trend Area, dedicada à área da moda e que vai juntar a criação, o design e a produção, designers nacionais de renome e jovens criadores.

Em nota de imprensa enviada pela organização, é possível ler que haverá também espaço para palestras, com o objetivo de divulgar as mais recentes práticas sustentáveis e de debater a evolução e o futuro do têxtil e do calçado. “As ‘Business Talks’ vão permitir aos expositores promoverem os novos produtos, serviços e projetos à procura de investidores, ou apresentar os mais recentes avanços tecnológicos”, refere.

A maquinaria têxtil estará também em destaque com a Intertex Machinery, um salão dedicado às empresas deste subsetor da indústria.

Apoios à internacionalização

No âmbito do programa de Hosted Buyers, a organização convidará dezenas de compradores internacionais com capacidade de decisão e interesse específico no mercado português, e os expositores nacionais terão a possibilidade de convidar um cliente ou potencial cliente internacional para participar no certame.

As duas feiras contam com o apoio renovado da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção, da UACS – União das Associações do Comércio e Serviços; e do CFPIC – Centro de Formação Profissional da Indústria dos Curtumes. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e as entidades de Turismo do Centro e do Porto e Norte de Portugal são também parceiros no evento.

Para António Brito, “estes apoios refletem a importância da presença da Intertex e da Intershoes para a promoção e internacionalização do tecido empresarial português”. “Nesse sentido, as empresas associadas da ANIVEC e da UACS dispõem de condições vantajosas para participarem neste evento, que também vai oferecer mais comodidade aos visitantes. Terão acesso a descontos na estadia em unidades hoteleiras do Porto e em Aveiro, e à disposição um shuttle gratuito que ligará o aeroporto, o centro do Porto e o Europarque”, acrescenta o responsável pela BGroup na Península Ibérica.

Mais de quatro mil visitantes em 2023

Segundo os dados divulgados, referentes à edição de 2023, a Intertex e a Intershoes receberam mais de 4.500 visitantes, maioritariamente provenientes da Europa (40%) e da Ásia (30%), mas também de África (13%) e das Américas (10%). Segundo um inquérito de satisfação realizado pela organização, “mais de 90% classificaram a sua participação como muito positiva para os seus negócios”.

“No Europarque marcaram presença 130 expositores em representação de 15 países: 70% afirmaram ter estabelecido novos contactos comerciais e 80% consideraram que o evento contribuiu para aumentar a notoriedade internacional da sua marca e manifestaram a intenção de regressar em 2024”, adianta.

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Márcia Soares
JORNALISTA | Licenciada em Ciências da Comunicação. A ouvir e partilhar as emoções vividas pelas gentes da nossa terra desde 2019.
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