A Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira vai realizar mais uma edição do evento ‘Romaria à Moda Antiga’, no próximo domingo, dia 24 de setembro, a partir das nove horas da manhã, na Capela de Santo André.
“Esta iniciativa tem por objetivo a recriação de uma romaria nos inícios do século XX. Oriundos de locais distintos do concelho da Feira, diversos conjuntos de pessoas aglomeram-se espontaneamente. Trazem o farnel para o almoço, os liteiros para repousarem e alguns instrumentos tradicionais para se animarem. O povo devoto poderá ir à missa ou pagar promessas. Depois da missa, num espírito festivo e de convívio, o povo troca de farnéis, tocam, cantam e dançam, ao som do improviso e do desafio. As crianças brincam no terreiro enfeitado a preceito. Os mais velhos, divertem-se com jogos tradicionais. Aguadeira distribui água e a tremoceira os seus tremoços, enquanto os romeiros se refrescam na taberna para saciar a sua sede. No leilão do final do dia, os romeiros poderão adquirir as ofertas doados pelos devotos, ao Santo da Romaria”, pode ler-se na sinopse do evento.
Ao todo, irão participar nove grupos: Rancho Folclórico Recreativo e Cultural ‘As Florinhas de Rio Meão’; Grupo Folclórico ‘As Lavradeiras de S. João de Ver’; Rancho Folclórico S. Cristóvão de Nogueira da Regedoura; Rancho Regional de Argoncilhe; Centro de Cultura e Recreio ‘Malmequeres de Lourosa’; Associação Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira; Rancho Folclórico S. Tiago de Lobão; Grupo de Danças e Cantares das Margens Rio Uíma; e Grupo Cultural e Recreativo Brisa Dourada.