Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Aveiro atribuíram placas de certificação a 77 clubes aveirenses
Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Associação de Futebol de Aveiro (AFA) distinguiram os clubes do distrito galardoados enquanto entidades formadoras, nas diferentes categorias. A cerimónia teve lugar na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, na segunda-feira, 22 de janeiro, tendo sido atribuídas placas de certificação a 77 entidades.
Quanto às equipas de Santa Maria da Feira, destaque para o Feirense – tanto no masculino, como no feminino – e Lusitânia de Lourosa, que lideram enquanto entidades formadoras de quatro estrelas, categoria na qual incluem-se Oliveirense e Beira-Mar, no futebol, sendo o Dínamo Sanjoanense o único a ser distinguido no futsal.
Com três estrelas, no futebol, encontram-se S. João de Ver, União de Lamas, Fiães, Canedo, Paços de Brandão, Arrifanense, Argoncilhe e Milheiroense, enquanto no futsal, distinções para Gião e S. João de Ver, este último apenas no feminino.
Entre os clubes da AFA, a categoria engloba ainda Sanjoanense, Arouca/Salesianos de Arouca, Sp. Espinho, Gafanha, Águeda, Avanca, NEGE (feminino e masculino), Vista Alegre, Valecambrense, Vaguense, Cucujães, Taboeira, Mourisquense, Estarreja, Fermedo, Anadia, S. Vicente Pereira, Alba, Estrela Azul, SeverFintas, Arada, Ovarense, Cesarense, Oliveira do Bairro, Eixense (feminino e masculino), JuveForce e Florgrade. No masculino, três estrelas para Clube de Albergaria, Futsal de Azeméis, Saavedra Guedes, Travassô, ACR Vale de Cambra, Clube de Albergaria e Novasemente, este somente na vertente feminina.
Com apenas duas estrelas, distinções para Mosteirô, Tarei e Lobão, aos quais se juntam Oliveirinha, Válega, Cortegaça, Soutelo e Marfoot no futebol; e Beira-Mar, CRECUS, Ossela e ADREP no futsal.
Com uma estrela, Geração Rui Dolores é o único representante do concelho de Santa Maria da Feira. Valonguense, Macieira de Cambra e Carregosense também distinguidos no futebol, e ainda Branca Activa no futsal.
Por fim, a Bustelo, Pampilhosa e Real Nogueirense no masculino, Ovarense no feminino; e Beira-Ria, Luso e Covão Lobo no futsal, foi atribuída a placa de Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal (CBFF).
Para o presidente da AFA, “há um antes e um depois no futebol português graças ao processo de certificação que a FPF em boa hora implementou, que é de grande importância para o futebol, futsal e futebol de praia; e do walking football em Portugal”.
“A AFA tem aumentado o número de entidades formadoras, demonstrando o interesse não certificação. Prossegue na sua rota de crescimento, ultrapassando a barreiras dos 18 mil atletas inscritos, atingida na época anterior”, referiu José Neves Coelho, salientando o “crescimento de 10,38% de atletas inscritos”.
Já o homólogo da FPF, Fernando Gomes, destacou “o trabalho fantástico feito pelos clubes, associações distritais e autarquias”. “Em Aveiro, passámos de 14 [entidades formadoras] no primeiro ano, até chegar aos 77 em 2022/23. Não há hipótese de Portugal sobreviver no futebol se não tiver uma rica formação e uma formação muito rica”, discursou.