Antes do dérbi entre Lusitânia de Lourosa e S. João de Ver, lusitanistas empataram na receção ao Trofense e malapeiros perderam com o Varzim
Encontram-se ambos na perseguição aos quatro da frente – posições que garantem a presença na fase de subida da Liga 3 – e atrasaram-se mutuamente, ao empatarem 1-1. Na autointitulada capital da cortiça, repartição de pontos entre Lusitânia de Lourosa e Trofense, clube agora orientado pelo ex-técnico dos lusitanistas, Renato Coimbra; dois emblemas que viram o Varzim distanciar-se no 4.º lugar, após derrotar, na Póvoa, o S. João de Ver por 2-0.
Terceiro jogo consecutivo sem ganhar para os pupilos de Pedro Miguel, que até estiveram na frente, fruto de um golo de Sérgio Ribeiro, de grande penalidade, a fechar a 1.ª parte (45+2’), mas que consentiram o empate na etapa complementar, aos 59’, por intermédio de Eric Ayiah.
Emoção até ao fim em Lourosa, entre duas equipas com argumentos suficientes para ombrearem pela subida de divisão, com o Lusitânia a conseguir introduzir o esférico baliza de Nuno Silva já em período de compensação, para delírio dos adeptos locais, mas o lance acabou invalidado por posição irregular no ataque lusitanista.
Ainda na antepenúltima posição, S. João de Ver voltou a perder, na visita ao Varzim, 2-0. Jogo repartido durante os primeiros 45 minutos, com Ruca a pôr por duas ocasiões o guardião poveiro à prova, mas antes do descanso, Cláudio Araújo trabalhou bem no coração da área e desbloqueou o nulo. Na 2.ª parte, assistido por Gonçalo Pimental, Ivanildo sentenciou o encontro.
Com a primeira volta concluída, lidera o Amarante com 19 pontos, seguido de Sp. Braga B e Fafe, ambos com 16, e do Varzim, com 16, na última posição de acesso ao play-off de subida. Seguem-se Trofense (12), Lusitânia de Lourosa (11), Anadia (10), S. João de Ver (8), Sanjoanense (7) e Vilaverdense (6).
Na próxima jornada, embate entre Lusitânia de Lourosa e S. João de Ver, agendado para sexta-feira, feriado, pelas 11 horas.