Pupilos de Miguel Oliveira com cinco pontos de vantagem para os lugares de despromoção. União de Lamas, Paços de Brandão e Lobão ganham e Canedo empata
23.ª jornada do Campeonato SABSEG com vitórias para quatro das cinco equipas de Santa Maria da Feira em prova, com destaque para o Fiães, que regressou aos triunfos ao levar de vencido o Mansores, 5-1, colocando-se em fuga aos lugares de descida.
Com uma entrada a todo o gás, a turma de Miguel Oliveira cedo colocou-se na frente, por intermédio de Rui Bizi (5’), seguindo-se, cinco minutos depois, o golo de Príncipe. A dez do descanso, Fábio Novo aumentou a vantagem e em cima para o descanso, Príncipe bisou. O máximo que os arouquenses conseguiram foi reduzir, aos 81’, por Simão Cunha, mas teve resposta perentória de Pedro Freitas.
Com cinco pontos de vantagem sobre o Fiães, o Canedo aumentou para cinco o número de jogos consecutivos sem perder no campeonato, ao empatar, 1-1, na receção ao Oliveira do Bairro, que até chegou primeiro ao golo.
Aos 12’, após distração da defensiva canedense, ainda que fiquem muitas dúvidas quanto à regularidade do lance entre Manel Garruço e o guardião Marco Sá, o esférico sobra para Mateus Arence que rematou para a baliza deserta. A reação dos pupilos orientados por André Canedo deu-se ainda na 1.ª parte, com Karim, nas alturas, a dar o melhor seguimento a um canto cobrado por Rafinha (36’), já depois de um golo anulado a Kaba, por posição irregular.
Um empate que mantém o Canedo a meio da tabela classificativa, com 29 pontos, tantos quanto Pampilhosa (8.º) e quatro de vantagem sobre… Esmoriz, JuveForece e Bustelo, tendo dez sobre as equipas em lugar de descida.
À frente de Canedo e Pampilhosa, o Lobão reagiu da melhor forma ao desaire da jornada transata, triunfando, 2-3, na visita à JuveForce. Ainda assim, o primeiro golo da partida foi apontado pelo emblema de Ponte de Vagos, em período de compensação da 1.ª parte, com Cidcley Natal a finalizar uma bela jogada de envolvimento coletivo.
Na etapa complementar, reação do Lobão que fez três golos em sensivelmente 20 minutos: O primeiro é origina pela pressão alta do conjunto de Miguel Rapinha, com linhas subidas, resultante de um roubo de bola de Letz, que proporcionou, após envolvimento de Mica e Yemi, o golo de Ezekiel (49’). Aos 52’, golo anulado a Mica por alegada falta sobre o guardião da JuveForce, que valeram protestos do camisola 10 lobonense, mas no minuto seguinte, obra de arte de Yemi, operando a reviravolta. Sem tirar o pé do acelerador, o Lobão chegou ao terceiro, de canto, finalizado por Bairon (66’). Foi no primeiro minuto dos descontos que Tomás Santos fez o golo da tarde, reduzindo para 3-2 e colocando a incerteza no marcador até ao apito final. Os pupilos de Miguel Rapinha souberam suster as últimas investidas dos vaguenses e averbaram os três pontos.
Reação às duas derrotas consecutivas por parte do Paços de Brandão, que ainda assim não se livrou de um susto na receção ao Bustelo (2-1). Na 1.ª parte, foram os de Oliveira de Azeméis a chegarem primeiro ao golo, por intermédio de Tiago Oliveira, de cabeça, solto de marcação no coração da área (25’).
A reação brandoense materializou-se somente a 20 minutos para os 90’, com Martini, também de cabeça, a dar o mote. Impulsionados pelo golos, os comandados de Tiago Leite operaram a cambalhota. Novamente de canto, desta feita foi Luís Filipe a cabecear para o golo, para gáudio dos adeptos presentes no Zulmira Sá e Silva (83’).
Três pontos que deixam os brandoenses no 4.º lugar, a dois pontos do pódio, cujo 3.º lugar é ocupado pelo Águeda.
Na frente do Campeonato SABSEG, isolado e com menos um jogo disputado, o União de Lamas somou a quarta vitória consecutiva na receção ao Fermentelos, 2-1, com Aranha em destaque. Aos 24’, viu João Figueiredo – um dos melhores da tarde – defender-lhe um penálti, mas não vacilou na recarga, colocando os unionistas na frente.
Num lance em que a defensiva do Fermentelos comprometeu, Mesquita assistiu Aranha para o segundo da tarde e da conta pessoal (52’). O máximo que os forasteiros conseguiram foi reduzir, com Eduardo a surgir a cabecear ao segundo poste (72’).
São cinco pontos que distam a turma de Fernando Pereira – que ainda tem de concluir o encontro com o Cesarense, interrompido devido às adversas condições climatéricas – do Sp. Espinho.